Por Augusto Dourado (Especialista em RH)  

A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa de forma particular erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo.

Entendo que o que nos motiva é o nosso comprometimento com a organização/empresa, os desafios que enfrentamos, o ambiente saudável no trabalho, a avaliação do nosso desempenho, o reconhecimento dos nossos gestores, os resultados que apresentamos para a nossa organização e  as condições favoráveis nas nossas atividades diárias.

A motivação é um elemento essencial para um trabalho eficiente. Um funcionário motivado sempre desenvolve  melhor uma atividade, um projeto, um desafio no trabalho.

A motivação no dia a dia é essencial para que possamos produzir resultados favoráveis na organização e atender aos propósitos para o qual fomos contratados.

Ao acordar, não permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia. No máximo comente seus planos no sentido de tornar seu trabalho cada vez mais produtivo. 

Ao entrar no prédio de sua Secretaria, sua organização ou empresa, cumprimente cada um que lhe dirigir o olhar, mesmo não sendo um colega da sua área.

Seja metódico ao abrir seu armário, ao ligar seu computador, ao passar informações, etc.

Não se deixe envolver pela primeira informação de erro recebida de quem, talvez, não saiba de todos os detalhes.

Agregue e acrescente  mais dados que lhe permitam obter um parecer correto sobre o assunto.

Quando for abordado por alguém, saiba que, quem veio lhe procurar deve estar precisando de sua ajuda e confia em você. Ele ficará feliz pelo auxílio que você possa lhe dar.

Dentro do possível, tente se agendar para os próximos 10 dias, para qualquer evento. Não fique trocando datas a todo o momento. Lembre-se de que você afetará o horário de vários colegas.

Ao comparecer a reuniões de trabalho, leve o que for preciso e, principalmente suas idéias. Divulgue-as sem receio.  O máximo que poderá ocorrer é alguém do grupo não aceitá-la. Talvez mais tarde, você tenha a chance de mostrar que estava com a razão.

Não prometa o que está além do seu alcance só para impressionar quem lhe ouve.

Se você ficar devendo um dia, vai arranhar o conceito que levou anos para construir.

Na saída do trabalho, esqueça-o.  Pense como vai ser bom chegar em casa e rever a família ou os amigos que lhe darão segurança para desenvolver suas tarefas com equilíbrio.

Essas são algumas dicas importantes para que tornemos o nosso trabalho atraente e motivador.

O mundo de hoje é extremamente tenso. Os problemas  não passarão com a nossa ansiedade.  Eles só irão piorar.  Tem gente que só consegue ver defeitos, erros. Essas pessoas precisam rever os seus conceitos. Precisam mudar enquanto é tempo.

Não é difícil encontrar funcionários que, por qualquer motivo que seja, acabam desanimando do trabalho que realizam na organização/empresa.

Muitas vezes alguma situação inesperada faz com que fiquemos inseguros, os objetivos e metas propostos deixam de ser claros e tudo que temos vontade de fazer é largar tudo e voltar para casa. Enfrente desafios, busque novos desafios, projetos e metas. Procure se engajar nos programas e projetos prioritários da sua organização.

Projetos estimulantes aumentam a nossa motivação no trabalho à medida que nos envolvemos e nos comprometemos para o seu  sucesso.

Na nossa área de Recursos Humanos a responsabilidade de elaborar projetos visando a modernização da área, reduzir a excessiva burocracia, privilegiando a gestão do quadro de pessoal e seus respectivos gastos, além de propiciar o aprimoramento e a inovação de técnicas gerenciais e do planejamento e implementação de novos processos, são aspectos motivadores para os profissionais de RH. 

Neste contexto, podemos citar o Projeto RH BAHIA, que visa implementar um modelo de gestão de pessoas moderno e de alta tecnologia que, além do controle interno, maior rapidez na recuperação de informações, com agilidade e segurança, possibilitando aos servidores/empregados públicos e pensionistas garantia plena de maior velocidade no exercício dos seus direitos, o que traduz em produtividade e motivação de todos, gestores e colaboradores.

É certeza também, que em todas as áreas na Administração Pública existem programas e projetos estimulantes e, à medida que funcionários e  servidores participam e se envolvem nesses programas e projetos, a motivação no trabalho estará garantida.