Por Augusto Dourado (Especialista em RH)  

publicado em 03 de outubro de 2016

 

Os centros de poder mudaram muito ao longo de nossa história. No princípio os detentores de terra eram os senhores do poder e a mão-de-obra escrava não tinha o direito de questionar. Na era industrial, houve maior especialização do trabalho e os aspectos burocráticos predominavam. 

Ainda aqui os pensadores não eram privilegiados, ao contrário, em muitos casos foram perseguidos e oprimidos.

Atualmente detém o poder as pessoas que buscam informações e traduzem em conhecimento. Seja qual for a profissão, nunca se valorizou tanto aqueles que sabem analisar, planejar, agir e acima de tudo ter criatividade e respostas rápidas às mudanças do dia-a-dia. 

O novo profissional de RH, aquele de sucesso, busca se auto-gerir. Não espera que as oportunidades apareçam, ele as cria ou sabe ver quando elas estão próximas, e igualmente sabe entender o que são as ameaças e busca atuar de forma a amenizar seu impacto. 

A verdade é que não existe uma fórmula para o sucesso. Não existe uma receita que no final o resultado seja positivo. Mas felizmente existem alguns caminhos que podem ser trabalhados e que podem vir a produzir bons frutos. As competências e habilidades técnicas são o mínimo exigido. Conhecer sua área através da ajuda de colegas, professores, livros, revistas e experiências são o mínimo que cada um pode fazer por si.

A diferença entre profissionais comuns e os que fazem a diferença é sua capacidade de ver o que a maioria não enxerga. Sua capacidade de auto-construir e não simplesmente reclamar. Assim, constroem seu caminho passo a passo, contornando as dificuldades, mudando sua forma de agir e de pensar, mas sem nunca perder de vista seus objetivos, seus sonhos e sua capacidade de lutar pelo que quer e acredita.

O moderno gestor de pessoas agrega valor e aprende continuamente. Busca ser líder sem ser egoísta ou egocêntrico, se faz respeitar sem precisar dominar, partilha seu conhecimento e suas experiências. Tem prazer naquilo que faz. Ousadia é sua marca. Age rapidamente com conhecimento de causa e se não tem, busca. Não tem medo de outros profissionais igualmente qualificados. É ético acima de tudo. 

Neste contexto, direcionamos a atuação do profissional de Recursos Humanos, fazendo um link de como deve atuar nas organizações públicas.

Pautada pelo principio da eficiência, a administração pública, está cada vez mais comprometida com políticas e práticas inovadoras de Gestão, direcionadas principalmente para a profissionalização e valorização dos servidores públicos, com foco em resultados efetivos na prestação de serviços à sociedade. Nesse contexto, o profissional de RH ou gestor de pessoas assume papel fundamental na implementação dessas práticas e políticas.

Com a responsabilidade de elaborar projetos visando a modernização da área de Recursos Humanos, o profissional de RH/gestor de pessoas é responsável pelo detalhamento dos processos da área como uma das soluções conjugadas ao do desenvolvimento do planejamento de RH integrado aos Planos de Governo, bem como, reduzir a excessiva burocracia nessa área, privilegiando a gestão do quadro de pessoal e seus respectivos gastos, além de propiciar o aprimoramento e a inovação de técnicas gerenciais e do planejamento e implementação de novos processos. Outra solução importante na atuação desse profissional é o estabelecimento de uma metodologia para se determinar à composição coerente da força de trabalho, requisitos futuros e os possíveis hiatos a serem preenchidos na organização pública.

O grande desafio do gestor público de RH é a disseminação da cultura de planejamento integrado ao planejamento estratégico de governo em todas as instituições governamentais.

Neste ambiente é primordial que as políticas de recursos humanos estejam em sintonia com as políticas de governo, pois, sabemos que os resultados da gestão de RH na administração pública são alcançados através das realizações e resultados de governo que proporcionam qualidade de vida e cidadania. E o papel do profissional de RH/Gestor de Pessoal é essencial para o sucesso dessa proposta.