Por Augusto Dourado (Especialista em RH)  

publicado em 26 de julho de 2016

Quando acordamos todos os dias e sentimos que precisamos de algum impulso ou vontade para ir ao trabalho, algo está errado.

Para a maioria das pessoas, a grande motivação para acordar cedo e sair de casa para trabalhar é o ambiente saudável no trabalho. Além disso, os profissionais preferem, além de um bom salário, ser reconhecidos pelo desempenho das suas atividades e dos benefícios e qualidade de vida que sua organização lhe proporciona.

Pesquisas realizadas em empresas e organizações mostram que, mais do que o salário, o que motiva os profissionais a saírem de casa todos os dias para pegar no batente é o bom ambiente de trabalho e os recursos que lhes são oferecidos.

Benefícios oferecidos pela organização/empresa, que podem ser treinamentos, prêmios, valorização pessoal, boa convivência no ambiente de trabalho e reconhecimento, são ingredientes importantes para motivar os funcionários e servidores.

Neste contexto, a organização que define uma política de valorização do seu pessoal, consegue manter os seus servidores e funcionários motivados e dispostos a alcançar os objetivos e metas da organização.

A valorização dos servidores começa pela instituição de programas e atividades que reconheçam o seu potencial, estimulem a sua criatividade e proporcionem bem estar no trabalho.

Podemos citar na nossa realidade, o Programa Você Servidor, que é uma iniciativa do Governo da Bahia, e que reúne ações de profissionalização, valorização e reconhecimento, agregando os esforços da administração publica estadual em benefício dos seus servidores. A articulação e a implementação do Programa é da Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas – DDE, órgão vinculado a Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria da Administração - Saeb.

As ações do Programa Você Servidor, estão na linha do reconhecimento, valorização e profissionalização do funcionalismo estadual. Citamos como exemplo dessas ações, os Prêmios Servidor Cidadão e de Boas Práticas de Trabalho; ações de cunho sócio-cultural e esportivo, do Programa Bem Viver e a Universidade Corporativa do Serviço Público – UCS-SAEB visando a profissionalização do servidor público estadual.

O Prêmio Servidor Cidadão um evento anual que tem o objetivo de reconhecer e valorizar a atuação voluntária dos servidores públicos do Estado da Bahia.

Já o Prêmio Boas Práticas visa à valorização do servidor e o aprimoramento do serviço público, mediante o reconhecimento e disseminação de exemplos de boas práticas de trabalho e também tem periodicidade anual.

O Programa Bem Viver tem a perspectiva de preservação da saúde e integridade dos servidores por meio de ações que abrangem desde a antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da ocorrência de potenciais agravos à saúde dos servidores relacionados às condições e ambiente de trabalho, incluindo aqueles relativos à ergonomia e fatores relacionais até a implementação de ações sócio-culturais e esporte as que promovam o bem estar do servidor.

PROJETO RH BAHIA

Na esteira da modernização do serviço público, o Governo do Estado, com a coordenação da Secretaria da Administração – Saeb, está desenvolvendo o Projeto RH BAHIA, implementando um modelo de gestão de pessoas moderno e de alta tecnologia que, além do controle interno, maior rapidez na recuperação de informações, com agilidade e segurança, possibilitando aos servidores/empregados públicos ativos, inativos e pensionistas garantia plena de maior velocidade no exercício dos seus direitos.

A Saeb coordena e é responsável pelo Projeto, mas, a participação de todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, clientes do Sistema, é de fundamental importância para o sucesso do RH Bahia.

O Projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia – Prodeb e em conjunto com a empresa Resource (empresa vencedora da licitação para contratação do novo sistema), juntamente com técnicos e profissionais do Estado.

Os trabalhos de execução do novo sistema, utilizará a solução SAP, líder mundial em software empresarial e serviços relacionados com software, implementada com sucesso por organizações e empresas, inclusive na área de gestão de recursos humanos.

 

A implantação do SAP utilizando o módulo HCM - Human Capital Management atende a todas as fases da administração de recursos humanos: Seleção e Recrutamento, Administração de Pessoal, Treinamento, Remuneração, Planejamento de Carreirai e Sucessão, Planejamento de Custos, Segurança e Medicina do Trabalho e Folha de Pagamento. Portanto, alta tecnologia aliada às necessidades da área de gestão de pessoas.

A partir de próximo ano já terão os primeiros resultados com a implantação do Sistema e o seu funcionamento, nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

Os benefícios resultantes do Projeto RH Bahia serão:

    atendimento das necessidades futuras a partir do conhecimento da força de trabalho existente no Estado;     integração de todas as etapas da vida funcional do servidor (recrutamento, seleção, desenvolvimento, remanejamento e desligamento);     maior economia financeira para o Estado com a redução da quantidade de inconsistências na folha de pagamento;     Sistema de Recursos Humanos com tecnologia mais moderna, em ambiente web;     alocação do servidor a partir de seu perfil funcional;     automatização dos processos, gerando economia financeira para o Estado e agilidade na concessão de direitos e vantagens para o servidor;     interface amigável, facilitando a operacionalização do sistema por parte dos usuários e permitindo maior utilização dos relatórios gerenciais por parte dos gestores;     acesso do servidor ao seu histórico funcional através do Portal do Servidor;     planejamento estratégico, acompanhamento e controle da despesa de pessoal mais eficaz, permitindo o cumprimento dos dispositivos legais com maior segurança e rapidez;     integração com outros sistemas corporativos, gerando maior confiabilidade nas informações que são disponibilizadas para os outros Órgãos e Poderes;     aprimoramento do processo de gestão de carreira e talentos;     informações disponíveis a qualquer momento de forma amigável;     facilidade em planejar o custo de pessoal.

Portanto, o engajamento de todos os órgãos e entidades, gestores e servidores no Projeto RH Bahia é a garantia para que tenhamos um Sistema de Recursos Humanos moderno, de alta tecnologia, e que atenda às necessidades do Estado e dos servidores públicos.

Parafraseando mais uma vez Maxwell Maltz: “A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades”.

Enfrentar esses desafios com criatividade e inovação é essencial ao sucesso das áreas de gestão de recursos humanos na administração pública.