Mesmo atuando de forma interligada, em alguns casos, as três áreas que compõem o sistema de saúde do servidor do Estado da Bahia – Junta Médica, Saúde Ocupacional e Planserv – possuem funções distintas e específicas. Conheça as atribuições de cada uma.

 

Planserv

O Planserv é um amplo sistema de assistência à saúde, subsidiado, que o Estado coloca à disposição dos servidores. Por meio do Planserv, o Estado, na condição de grande empregador, garante atendimento médico de qualidade aos servidores, seus dependentes e agregados.

A diferença em relação aos planos de saúde convencionais é que o Planserv não tem fins lucrativos: toda sua receita é revertida em serviços prestados aos seus beneficiários. Além disso, um terço dos custos do Planserv são assumidos pelo Tesouro do Estado, na condição de empregador. Outra diferença é que o Planserv tem uma legislação própria, diferente daquela que regula os planos privados. No Planserv, os beneficiários têm poder de decisão através de seus representantes no Conselho de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Conserv).

O Planserv oferece uma importante vantagem em relação aos outros planos de assistência suplementar: custo relativamente baixo, comparando-se o valor da mensalidade com a rede disponível. Planos com mensalidades equivalentes ou até maiores que as do Planserv não oferecem atendimento, inclusive de emergência, em hospitais tecnicamente de primeira linha como Português, Espanhol e Santa Izabel. Outro benefício em favor do usuário é que, ao contrário dos demais planos, a mensalidade do Planserv não sobe à medida que o beneficiário envelhece, mantendo-se sempre proporcional apenas à remuneração que ele recebe. Atualmente, o Planserv tem 187 mil titulares, número que corresponde a cerca de 75% de todos os servidores ativos e inativos do Estado.

Em 2010, a assistência ampliou sua rede conveniada, garantindo um atendimento ainda melhor para os servidores estaduais e seus dependentes. O plano conquistou seu equilíbrio financeiro, pagando rigorosamente em dia seus compromissos com a rede de prestadores de serviço. Os beneficiários reconhecem a oferta crescente de serviços, aliada a qualidade e eficiência cada vez maiores.

Serviços do Planserv

Simulador de contribuição

O beneficiário do Planserv pode calcular o valor de sua contribuição mensal à assistência estadual através de um simulador disponível no site da assistência. A ferramenta - cujo acesso se dá pelo pelo menu principal do módulo Beneficiários, clicando-se em Simulador de contribuição - é de fácil utilização. Basta que o usuário insira informações nos campos que aparecem em amarelo, como a remuneração bruta do titular, a quantidade de filhos menores e agregados, o tipo de plano (básico ou especial) e se possui cônjuge.

Ao fazer a simulação do cálculo de sua contribuição, o beneficiário sabe exatamente quanto irá pagar por si e por cada um de seus dependentes e agregados. É uma ferramenta muito interessante para quem vai fazer a sua adesão à assistência, migrar do plano básico para o especial ou vice-versa ou pretende excluir ou incluir um novo dependente, por exemplo. O cálculo é automático, prático e rápido.

Acesse aqui o simulador de contribuição