Mesmo atuando de forma interligada, em alguns casos, as três áreas que compõem o sistema de saúde do servidor do Estado da Bahia – Junta Médica, Saúde Ocupacional e Planserv – possuem funções distintas e específicas. Conheça as atribuições de cada uma.

 

Saúde ocupacional

A saúde ocupacional do servidor é gerida pela Coordenação de Gestão de Saúde Ocupacional, que atua na área da preservação, promoção e controle da saúde, na perspectiva da saúde enquanto conceito mais amplo de completo bem estar físico, mental e social. O setor coloca em prática as prerrogativas do Programa Bem Viver - Programa Estadual de Saúde Ocupacional, que segue as normas da Agenda do Trabalho Decente, estabelecida em decreto do governador e que  cria normas para um ambiente saudável de trabalho em todos os seus aspectos. O objetivo do programa é criar uma postura de prevenção, melhor qualidade de vida e conforto no trabalho, tendo em vista o bem estar e a dignidade no trabalho. O programa atua em três vertentes: prevenção e promoção da saúde, reabilitação funcional e qualidade de vida e educação. A área de prevenção e promoção da saúde compreende ações de preservação à saúde e integridade do servidor através do mapeamento dos riscos ambientais. 

Coordenação de Gestão de Saúde Ocupacional

Sua reestruturação vem preencher uma lacuna existente no serviço público na área da preservação, promoção e controle da saúde, na perspectiva da saúde enquanto conceito mais amplo de completo bem estar físico, mental e social. O setor colocará em prática as prerrogativas do Programa Bem Viver - Programa Estadual de Saúde Ocupacional, que segue as normas da Agenda do Trabalho Decente.

O objetivo do programa é criar uma postura de prevenção, melhor qualidade de vida e conforto no trabalho, tendo em vista o bem estar e a dignidade no trabalho. O programa terá três vertentes de atuação: prevenção e promoção da saúde, reabilitação funcional e qualidade de vida e educação. A área de prevenção e promoção da saúde compreende ações de preservação à saúde e integridade do servidor através do mapeamento dos riscos ambientais. 

Será elaborado um Laudo Técnico de Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), o qual resultará em um parecer circunstanciado e conclusivo das condições ambientais, o processo está em fase de licitação. A prevenção é uma área prioritária para o Programa, sendo a vertente da educação uma área de fundamental importância para mudança de paradigma sobre a questão da proteção à saúde do servidor.