Opções de cursos
Opções de cursos

Servidores públicos estaduais interessados em aprimoramento profissional e em aprendizagem contínua dispõem de um leque abrangente de cursos presenciais e à distancia, organizados e planejados pela UCS - Universidade Coorporativa do Serviço Público, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública – Enap, com carga horária variando de 20h a 148h.

 Já estão sendo ministrados os cursos à distância “Ética no Serviço Público” e “Orçamento Público: elaboração e execução”, como resultado do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Secretaria da Administração, por intermédio da Superintendência de Recursos Humanos, e a Escola Nacional. Ainda em 2010 serão oferecidos cursos via web nas áreas de “Gestão de Convênios”, “Atendimento ao Cidadão”, “Análise e Melhoria de Processos”, dentre outros.

 A partir de junho, estão previstos mais 12 cursos presenciais, incluindo temas como “Gestão de Pessoas”, “Planejamento Estratégico”, “Gestão por Competências”, “Gestão de Materiais e Planejamento de Logística de Suprimentos”, “Elaboração de Planos de Capacitação”, “Planejamento na Gestão Pública com o Método Balanced Scorecard”, dentre outros.

Grade própria - Além das parcerias, a UCS também desenvolve a sua própria grade de capacitação, por intermédio do seu Núcleo de Aprendizagem Organizacional da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDE). O calendário oportunidades de capacitação e os períodos de realização dos cursos também são divulgados no Portal do Servidor.

São desenvolvidos programas de capacitação básica e avançada para formação de instrutores internos; “Funcionalidades de RH”, “Comunidade Funcional de RH” e “Trilhas de Aprendizagem de RH”, além de “Gestão de Conflitos”, do “Laboratório de Aprendizagem Organizacional”, do “Programa de Formação de Lideranças”, entre outros. Nessa vertente, os próximos cursos são os de “Aposentadorias e Pensões”, dias 29 e 30 de março; Gerenciamento de Folha de Pagamento”, dias 22 e 23 de abril, e “Gestão de Pessoas e o Papel das CRH’s”, dias 29 e 30 de abril. Todos têm duração de 12 horas. No dia 20 de abril, além disso, acontece a atividade “Comunidade Funcional de RH”, em turno integral.