Casa do Governo
Casa do Governo

Vizinha da Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, a sede do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) será esta semana (10 a 13), a Casa do Governo na Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô). O espaço será aberto para uma grande diversidade de ações promovidas pelo Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Abertas ao público, as atividades envolvem exposições diversas, oficinas temáticas, exibição de documentário, palestra e concertos. Na mesma linha temática do restante da festa, que é também definida como uma grande homenagem a Jorge Amado, a Casa do Governo será cenário para ações que fazem referência ao imortal escritor baiano, que se declarava “filho da cultura popular da Bahia”.

No hall de entrada da casa, durante todos os dias da festa, os visitantes podem conferir exposições como Vida e História de Jorge Amado, composta por 22 quadros grafitados pelo artista visual Denissena, que vai preparar parte da mostra ao vivo. Também estarão expostos figurinos de baianas tradicionais, a camisa do Ypiranga (time do coração de Jorge) e brinquedos de culturas populares, como as burrinhas, bonecões mamulengo e boi multicor, além de Teatro Lambe-Lambe com os esquetes O Quarto de Dona Flor e O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá. Durante a Flipelô, os visitantes da casa conferem a exibição do documentário Jorge Amado 100 Anos.

Em parceria com a Fundação Cultural do Estado (Funceb), no 1º andar da Casa do Governo serão exibidos 20 VTS dos artistas selecionados no Grafias Eletrônicas, projeto desenvolvido junto ao Instituto de Radiodifusão do estado da Bahia (Irdeb). Além disso, os participantes da também podem visualizar o portal do Mapa da Palavra.BA, tendo acesso à produção literária de artistas da Bahia.

No evento ainda serão expostos e distribuídos livros lançados por meio do Fundo de Cultura - Setorial Literatura; os quatro volumes das revistas CartoGrafias, lançadas em 2016, por meio do Mapa da Palavra.BA; exemplares dos livros Autores Baianos, lançados em 2013 e 2014. Também serão veiculados vídeos da Campanha ‘Memórias de Leitura’, da Fundação Pedro Calmon (FPC), com depoimentos de leitores sobre suas primeiras experiências de leitura. Os vídeos trazem relatos de como pessoas comuns ampliaram a visão de mundo ao descobrir o prazer pela leitura.

Oficinas

A parceria com o Centro de Formação Artesanal do Serviço Social do Comércio (Sesc) possibilitou as oficinas de cerâmica, que serão ministradas em dois dias da programação. Na quinta-feira (10), às 13h30, e na sexta (11), às 9h, os participantes aprenderão a técnica da cerâmica no torno. Às 13h30, do dia 11, acontece a oficina de cerâmica escultórica, que terá como temas as ‘Frutas Prediletas de Jorge Amado’. As oficinas são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia.

Concerto para Jorge Amado

A calçada da Casa do Governo será palco da Orquestra ComPassos, apresentando o Concerto Para Jorge Amado. A apresentação é composta por canções de co-autoria de Jorge e composições inspiradas na obra do escritor. Serão realizadas duas apresentações. A primeira na quinta (10), às 16h30, e a última no encerramento da festa, domingo (13), às 16h. Saiba da programação completa no site da Secult.

 

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)