Funceb
Funceb

Fotografias de Paulo Luiz Coqueiro Andrade (Bahia), Gilvan Caldas de Sá Barreto Filho (Rio de Janeiro) e Ilana Bar Nissin Wirgues (São Paulo), os vencedores das três categorias do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger – 2016/2017, serão reunidas para a exposição com premiados e mais 12 selecionados da sexta edição do concurso. A mostra homônima ao prêmio será aberta na próxima terça-feira (19), às 19h, na Sala Contemporânea Mario Cravo Jr, no Palacete das Artes (bairro da Graça), e pode ser visitada até 12 de novembro deste ano.

Na abertura será lançado o catálogo da exposição, com 145 páginas e fotos coloridas e em P&B. A tiragem de 1.500 exemplares será distribuída na abertura e durante a mostra. Na apresentação do catálogo, a curadora e professora Nadja Peregrino considera que os autores selecionados pela premiação lidam com distintas formas de subjetividade, que nascem da tentativa de observar o real, e também com significados sócio-políticos, para gerar sentidos ampliados e relacionados aos debates contemporâneos.

Com prêmios no valor de R$30 mil para cada vencedor, a premiação é realizada pela Coordenação de Artes Visuais da Diretoria das Artes (Dirart) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). “O Prêmio que homenageia Pierre Verger estimula o surgimento de projetos fotográficos que também podem contribuir para o saber humano. O estímulo vem das três categorias da premiação”, afirma o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal.

Nesta edição o Prêmio recebeu um número recorde de inscrições, 699, mais do que o dobro em relação à edição anterior. Foram avaliados 531 conjuntos fotográficos habilitados, provenientes de 25 estados brasileiros, a maioria da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Ceará. A Comissão de Seleção e Premiação foi composta por Aristides Alves, Eugênio Sávio, Isabel Gouvêa, Márcio Lima e Nadja Peregrino. A curadoria da exposição coletiva e do catálogo do Prêmio foi formada por Aristides Alves, Isabel Gouvêa e Márcio Lima.

A comissão ainda indicou 12 artistas que irão participar da exposição e do catálogo da mostra - Bruno Bernardi Costa (com Paisagem Movediça), Guilherme Christ de Menezes Sousa (Marrocos), Hirosuke Kitamura (Doce Obsessão), João Teixeira Castilho (Nova Era), Luis Arthur Leitão Vieira (Atlas Fotográfico da Cidade de São Paulo), Paula Huven Almeida (com Viva A Natureza Morta), Ricardo Teles (Transbrasilianas), Rosa Bunchaft (Série Das Mulockianas – Panorama 1 - The City Of Bahia - From The Forte do Mar), Silas De Paula (Anônimos: Work in Progress), Sônia Denise Alhanat Dias de Souza (Ecos), Tiago Aguiar Miranda Nunes (Rusá), Vinícius Luiz Xavier Carneiro (Lebará – Feminina Força). Leia mais no site da Funceb.

 

Fonte: Ascom/Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb)