Atendimento
Atendimento

A partir desta segunda-feira (17), moradores de 21 municípios do sudoeste baiano começam a passar por procedimentos cirúrgicos agendados nesta quarta (12), quinta (13) e sexta-feira (14), na etapa de Brumado do Mutirão de Cirurgias. A ação do Governo do Estado, viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), tem como objetivo auxiliar na redução da fila de espera, atendendo aos pacientes com agilidade e cuidado.

As cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal Professor Magalhães Netto, em Brumado. O enfermeiro Deleon Francisco, coordenador em campo do Mutirão de Cirurgias, explica que será dado acompanhamento completo ao paciente. “Todo o fluxo de atendimento está garantido, desde a avaliação pré-operatória até as consultas depois da operação. Os pacientes ainda recebem as medicações necessárias para a recuperação”.

Com a cirurgia de hérnia marcada para o dia 26 de julho, a dona de casa Ivoneide de Oliveira comemora a realização do procedimento. “Hoje em dia, por conta das dores, não consigo fazer direito nem mesmo tarefas simples como limpar a casa”, afirma a dona de casa, moradora de Ibicoara. Ela destaca ainda a felicidade de poder voltar a cuidar dos netos. “Até de carrinho e boneca vou brincar com eles”.

Quem também saiu com o procedimento agendado para o dia 26 de julho foi o trabalhador autônomo Antônio de Jesus. Há cerca de dois anos, ele sofre com dores por conta de uma hérnia. “Espero ter uma qualidade de vida melhor depois da cirurgia”, comenta o morador de Barra da Estiva.

Próximas etapas

A próxima etapa do Mutirão de Cirurgias beneficiará os moradores da região de Barreiras, onde as unidades móveis de saúde para realização dos exames e consultas pré-operatórios estarão no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, nos dias 19 e 20 de julho. Na semana seguinte, de 25 a 28 de julho, será a vez da população da região de Candeias agendar as cirurgias nas unidades, que ficarão na Praça Dr. Gualberto Dantas Fonte, no centro de Candeias.

Do dia 2 ao dia 4 de agosto, o Mutirão chega a Lauro de Freitas, onde os atendimentos serão feitos nos caminhões equipados para os atendimentos, que estarão estacionados na Rua Euvaldo Santos Leite, no local do Restaurante Popular.

Fonte: Ascom/Sesab

 

Conteúdos Relacionados