Desospitalização
Desospitalização

Uma tendência crescente no setor da saúde é a da desospitalização, termo ainda pouco conhecido pela maioria das pessoas, cujo significado é simples: transferir o paciente já estabilizado do hospital para seu domicílio, onde será mantido em tratamento.

Desospitalizar traz muitos benefícios tanto para os pacientes, reduzindo os riscos de infecção hospitalar, como para os seus familiares, sendo o maior deles a permanência do paciente no seio familiar.

A atenção domiciliar, também conhecida como home care, é um benefício concedido pelo Planserv - Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais, a partir do preenchimento de critérios clínicos e sociais bastante específicos, tais como conclusão de antibioticoterapia e cuidados de feridas complexas.

A concessão para tratamento em domicílio é feita por solicitação médica, diante da possibilidade de um familiar se dispuser a auxiliar o paciente em suas necessidades e atividades da vida cotidiana (cuidador) e de um domicílio adequado.

Atualmente, o Planserv conta com o serviço de home care dos prestadores Bahia Home Care, Vitalmed, Curativos, SOS Vida (Salvador) e, mais recentemente, com a Mederi, em Feira de Santana. Em julho, 451 pacientes se encontravam neste tipo de assistência.

Alta programada - É importante destacar que o desligamento do hospital se dá mediante um processo de alta hospitalar programada, pelo médico assistente do paciente. Para isso, é necessário que os profissionais reservem um espaço para discussão dos casos passíveis de transferência da assistência para a assistência domiciliar, visando promover a continuidade do cuidado.

“Entretanto, à medida que ocorre a melhora clinica e consequente diminuição do grau de complexidade dos cuidados com paciente, esses vão sendo progressivamente transferidos para o cuidador, num processo conhecido como desmame, acompanhado pela equipe multidisciplinar da assistência domiciliar” explica a médica Patrícia Ramos Dias, coordenadora do Núcleo de Atenção Domiciliar do Planserv.

Outra vantagem da desospitalização é a disponibilização de leitos nos hospitais para pacientes com problemas agudos, ou mesmo crônicos que, naquele momento, necessitam de internação hospitalar.

A área de cobertura geográfica atual do Planserv em home care inclui os municípios de Salvador e Feira de Santana, entretanto encontra-se aberto edital de credenciamento, visando ampliar esta cobertura para as demais macroregiões do estado. “O credenciamento encontra-se aberto e estamos recebendo a documentação de várias empresas”, informa a coordenadora.

Conteúdos Relacionados