Diabetes
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Com as festa do Verão, aumenta o gasto calórico. Com as danças é mais exercício, além do habitual. Mesmo o exercício físico tendo efeito importante no controle do diabetes, é preciso cuidado. De modo geral, nas pessoas com diabetes e glicemias abaixo de 300mg/dl, o exercício diminui imediatamente a taxa de glicose e melhora o controle do diabetes a longo prazo. Porém, em caso de hiperglicemia importante (taxas de glicemia maiores do que 300mg/dl), a atividade física pode aumentar a glicemia e deve ser evitada enquanto as taxas de glicose não diminuírem, principalmente nas pessoas com diabetes tipo 1.

No Manual "Diabetes - O que fazer em situações Especiais, do Dr. Walter J. Minicucci, endocrinologista, e médico assistente da Disciplina de Endocrinologia e Metabolismo da Unicamp (São Paulo), está a orientação sobre o que fazer antes da atividade física: Meça a glicemia e coma algum carboidrato - por exemplo: uma fruta ou três bolachas ou meio pão francês; se os níveis de glicose estiverem menores do que 180, se não for possível medir a taxa de glicose e o exercício ou a atividade física for intensa, coma mesmo assim uma porção de carboidrato.

É importante que você tenha se alimentado até duas horas antes da atividade física. Quando for ter relação sexual, os mesmos cuidados devem ser tomados. Faça exercício físico com frequência. Tente fazê-lo sempre no mesmo horário, preferindo os aeróbicos (caminhada, natação, etc.). Se você tiver problemas de sensibilidade de pernas e pés, use calçados especiais, confortáveis ou tênis. Se tiver problemas graves de retina ou nos pés, nunca corra, nem faça exercícios violentos.

Todas as pessoas com diabetes, quando saírem para uma caminhada, devem levar no mínimo um sachê de açúcar ou de mel, ou algumas balas, para o caso de ocorrer uma hipoglicemia. Faça exercícios físicos constantemente (prefira os aeróbicos: andar, nadar) e sinta a diferença no controle da glicemia.

Em situações de hipoglicemia (sensação de fraqueza, tremores, fome, suor abundante e palpitações) durante ou após o exercício físico, físico, esportes, caminhada ou relação sexual, o que fazer? Parar a atividade física imediatamente e comer um alimento doce ou tomar um líquido adoçado com açúcar, suco ou refrigerante não dietético. Comer alguma coisa antes da atividade física. Caso já tiver se alimentado antes do exercício, não é necessário fazê-lo novamente. Se a atividade física for muito longa, durando horas, comer um lanche leve (quatro a seis bolachas salgadas, uma fruta grande, ou um copo de leite ou um suco de fruta) no meio da sessão de exercícios.

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Fonte: Ascom/Cedeba
 

 

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