RH Bahia
RH Bahia

Nos próximos dias 18 e 19 de julho, lideranças de todo o Estado serão apresentados à mudança cultural que o RH Bahia irá promover em suas rotinas de trabalho. Durante o período, será realizada no auditório principal do Instituto Anísio Teixeira (IAT) uma bateria de quatro edições do encontro LideraRH Bahia: o novo papel dos gestores. A iniciativa visa mobilizar e sensibilizar os gestores dos 53 órgãos, autarquias e fundações do Estado onde o novo sistema de gestão de Recursos Humanos está sendo implantado.

De coordenadores a secretários, os mais diversos líderes de equipe do Estado são um dos maiores alvos das transformações produzidas pelo RH Bahia. “Com o novo sistema, eles passarão a atuar de uma forma mais efetiva como gestores de pessoas, assumindo atribuições hoje a cargo das áreas de RH”, conta a coordenadora de Aprendizagem Organizacional da Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), Teca Ramos, responsável pela concepção do evento.

Para preparar este público para a transição, a programação do evento prevê, entre outras atividades, um bate-papo com o superintendente de Recursos Humanos do Estado Adriano Tambone, que vai trazer informações sobre o projeto e seu impacto na atividade dos gestores. Cada encontro terá um total de quatro horas, com sessões nos dois dias, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h. As inscrições para o evento estão sendo realizadas por meio dos pontos focais, servidores designados para atuar como interlocutores do projeto em cada unidade.

Iniciativa pioneira na administração pública nacional, o projeto RH Bahia consiste na implantação pelo governo do Estado do módulo Human Capital Management (HCM) do SAP, um software de gestão mundialmente conhecido. Em janeiro do ano passado, o sistema entrou em ambiente de produção em oito empresas públicas e sociedades de economia mista da Bahia, atingindo 3 mil empregados públicos. No momento, os esforços se concentram na segunda onda de implantação, que irá beneficiar mais de 200 mil servidores dos 417 municípios do Estado.