Semana Pedagógica
Semana Pedagógica

Em comemoração pelos dois anos do Programa de Formação de Instrutores Internos, regulamentado pelo Decreto 11.073/08, e com o objetivo de atualizar os instrutores credenciados, a Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS) promove até o próximo dia 28 a I Semana Pedagógica de Instrutoria Interna, realizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães, no CAB. Além dos instrutores, participam do evento, que teve início nesta segunda (24), gestores de Instrutoria Interna dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos e gestora da UCS, Joana Pinheiro, a Semana tem como finalidade valorizar os servidores estaduais, oferecendo dinamismo ao processo de aprendizagem dentro do serviço público. “O nosso foco é gestão, mas o programa capacita para o Estado todo. São vários órgãos, e a idéia é que o instrutor passe a experiência dentro do órgão a que pertence”, afirma.

Para a instrutora do Planserv, Gleide Menezes, o programa é um estímulo, já que possibilita reconhecimento aos profissionais atuantes. “Eu estou muito satisfeita. É algo com o qual eu me identifico bastante, além de ser voltado para o convívio. Esses cursos não ficam só na teoria, a gente leva para a prática”, conta.

Já para a instrutora que atua na área de funcionalidades de RH e formação de novos instrutores, Zélia Garrido, o programa possibilita o fortalecimento dos laços estabelecidos entre os servidores. “Eu estou satisfeita porque é uma coisa de que eu gosto e na qual acredito. É gratificante ver como as relações melhoraram”, revela.

Temas - Durante o evento, serão abordados temas como Pedagogia participativa e educação de adultos; Desenvolvimento de competências e transferência de aprendizagem; Boas práticas em capacitação e desenvolvimento de pessoas; Sistema de gestão da Instrutoria Interna; O paradigma educacional emergente; Jogos e dinâmicas de grupo; Sociodrama como ferramenta de aprendizagem; Práticas de avaliação de aprendizagem; Desenvolvimento de competências e formulação de objetivos e o uso do Power Point como ferramenta de aprendizagem. Vale ressaltar que os interessados poderão se inscrever até o dia da realização dos cursos de interesse, caso existam vagas.