Os servidores estaduais que ainda não possuem e-mail cadastrado no sistema de recursos humanos de sua secretaria, devem fazê-lo para ter acesso ao contracheque on-line. Os setores de recursos humanos das unidades do Estado estão capacitados para realizar este atendimento. O contracheque pode ser acessado e impresso aqui no Portal do Servidor, nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e no site do banco. 

 

Acesse seu contracheque   |   SIRH   -   RH Bahia

Acesse seu contracheque   |   Banco do Brasil

 

É importante antecipar este procedimento para evitar problemas no acesso ao contracheque on-line. “O primeiro passo é cadastrar o e-mail no setor de Recursos Humanos do órgão ou secretaria onde está lotado. Uma senha provisória será enviada para o e-mail do servidor, que deverá cadastrar, no primeiro acesso, uma nova senha na página do contracheque no Portal do Servidor”, explica o diretor de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), Robson Carvalho. 

Confira a lista dos telefones dos setores de RH do Estado

Os aposentados e pensionistas devem procurar os centros de atendimento previdenciário (Ceprev), lotados nos Postos e Pontos Cidadão da Rede SAC e do SAC Servidor, a fim de cadastrar a senha. Já os funcionários que atuam no interior do Estado devem ir às regionais às quais estão lotados. 

Confira a lista dos postos Ceprev

Se o servidor já cadastrou o e-mail, mas esqueceu a senha, ele deve acessar a página do contracheque, clicar em “esqueci minha senha”, preencher os campos de CPF, RG e data do nascimento. Uma nova senha provisória será enviado ao e-mail. Caso o e-mail informado não esteja mais ativo, o servidor deve informar novo e-mail em sua coordenação de recursos humanos. “É importante lembrar que os dados informados devem ser os mesmos que estão cadastrados no sistema de recursos humanos”, destaca Robson Carvalho.

 

 

FAQ - Contracheque

Confira as principais perguntas e respostas 

O primeiro passo é cadastrar seu e-mail no setor de Recursos Humanos do órgão ou secretaria onde está lotado. Uma senha provisória será enviada para seu e-mail e você deverá cadastrar uma nova senha, no primeiro acesso, na página do contracheque.

Não. A senha continuará tendo validade. Mas, se quiser cadastrar uma nova, basta abrir a página do contracheque, clicar em “esqueci minha senha” , que será enviada ao seu email a senha provisória, para que uma nova seja cadastrada no primeiro acesso.

Caso tenha esquecido a senha, na tela do SIRH onde é necessário inserir a informação, clique no botão "Esqueci minha senha" e preencha os campos de CPF, RG e data de nascimento. A nova senha será enviada para o seu e-mail. Se você ainda não tem e-mail cadastrado, fale com o setor de RH, pois este é um procedimento fundamental para ter acesso ao contracheque pelo Portal.

Dica: Ao preencher os campos de CPF e RG, NÃO utilize o “zero” antes do número dos documentos.

Importante: O e-mail cadastrado no Sistema de Recursos Humanos deve ser VÁLIDO; caso ele não esteja ativo ou o servidor tenha esqueci qual endereço eletrônico cadastrou, será necessário alterar este dado na sua coordenação de RH.

Sim. Além do brasão do Governo da Bahia, o contracheque virá com um código de autenticidade para ser validado em instituições financeiras ou qualquer outra que exija o documento.

Ao acessar o contracheque no Portal do Servidor, aparece na tela a opção “Imprimir”. Basta clicar no ícone e será impresso.

Os servidores lotados em outros municípios devem procurar sua unidade regional, por exemplo: Servidores da Saúde devem procurar os Núcleos Regionais de Saúde (NREs). Servidores da Educação devem procurar os Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) ou o SAC Educação, na capital ou em Feira de Santana. Servidores da Polícia Militar devem procurar sua unidade de lotação. Servidores da Polícia Civil também devem procurar sua unidade de lotação. Os servidores de outras secretarias lotados no interior devem proceder buscando a unidade regional na qual estão lotados.

Os aposentados e pensionistas que ainda não possuem a senha de acesso ao contracheque e informe de rendimentos através do Portal do Servidor, devem procurar os centros de atendimento previdenciário (Ceprev) nos Postos e Pontos SAC ou ainda o SAC Servidor, para cadastrar a senha. Apresentar RG e CPF (ou outro documento de identificação oficial). O atendente realiza a atualização cadastral e entrega uma senha provisória que deve ser alterada no primeiro acesso.

Aqueles que residem em municípios que não possuem Ceprev ou Pontos Cidadão podem contatar a Suprev pela central de atendimento no 0800 071 5353 e obter a orientação de como proceder. Os aposentados e pensionistas continuarão recebendo correspondências impressas eventuais de assuntos de seu interesse, como o recadastramento, por exemplo.

O procurador deve dirigir-se a uma unidade Ceprev (Postos e Pontos SAC ou SAC Servidor), apresentar carteira de identidade atualizada do representado (cópia) e do representante legal (original), além do CPF de ambos. Também deve apresentar documento original que autorize a representação legal (procuração emitida há no máximo 01 ano/ termo de tutela/curatela judicial).

A Secretaria de Administração (Saeb) disponibiliza atendimento específico no SAC Servidor para aqueles que tiverem maiores dificuldades em criar a senha para o contracheque. O SAC Servidor funciona no Multishop Boca do Rio, de segunda a sexta, das 8h às 18h. 

Verifique se os dados como CPF, RG e data de nascimento foram digitados corretamente. Se o problema persistir, entre em contato com sua coordenação de recursos humanos.

Dica: é importante que os dados informados sejam os mesmos cadastrados no setor de RH.

Caso não tenha encontrado a resposta para sua dúvida aqui, ligue para a Central de Atendimento DARH da Saeb (71) 3116-9583 / 9541, em horário comercial, ou busque atendimento no SAC Servidor, no Multishop Boca do Rio, de segunda a sexta, das 8h às 18h. 

A depender do endereço de e-mail, a senha pode ter sido redirecionada da caixa de entrada de mensagens para a de spam ou para a lixeira. Abra essas caixas e verifique se o problema é esse ou então ligue para a central de atendimento para tirar dúvidas.

No caixa eletrônico

Acesso mais rápido: na tela inicial clique em Saldo, Extrato, Comprovante BB / Contracheque / Identificador Matricula (Inserir CPF), e aí é só escolher o mês e o ano do contracheque desejado.

Na página www.bb.com.br

Após entrar com a senha de internet na área com os dados da sua conta, clique no Meu Menu Mais Transações - Serviços - Outras Opções / BB Contracheque - Identificador do Empregado (digite o Cadastro de Pessoa Física - CPF) - Contracheque (mês / ano).

O contrato firmado pelo Governo do Estado da Bahia ao que se refere a pagamentos dos proventos dos servidores Estaduais Ativos e Inativos é com o Banco do Brasil. Os servidores ativos, inativos e pensionistas que realizaram portabilidade para outros bancos podem realizar o acesso ao contracheque através da conta corrente se ativa ou conta salário do Banco do Brasil, pois a portabilidade não encerra a conta junto ao Banco.