HGRS promove semana em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente

Date
Categoria
Valorização do Servidor

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promove, a partir desta terça-feira (15), a semana em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente. O evento, cujo tema é ‘Segurança dos profissionais de saúde do HGRS: prioridades para segurança dos pacientes’, será na modalidade online, transmitido pela plataforma Zoom (aberto ao público), e na modalidade presencial, voltado para os profissionais da instituição.

Os encontros serão realizados em espaços que permitem manter o distanciamento social. O comitê organizador respeitará todas as orientações fornecidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH-HGRS) e pelo Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast-HGRS).

Os interessados em participar do evento devem ingressar pela plataforma Zoom, pelo computador ou aplicativo de celular, por meio deste link (live do dia 15 de setembro) e por este link (live do dia 16 de setembro)

Confira o cronograma

15/9 (terça-feira)

Live de abertura – Segurança dos profissionais de saúde como prioridade para segurança dos pacientes: um olhar dos gestores hospitalares.

Mediadora: Ylara Assis (enfermeira do HGRS)

10h30 – Os desafios do trabalho multiprofissional em prol da segurança do paciente do HGRS, com José Admirço Lima Filho (diretor-geral do HGRS).

10h50 – Gestão da enfermagem com foco no profissional e paciente seguro do HGRS, com Aldacy Gonçalves Ribeiro (diretora de enfermagem do HGRS).

11h20 – Cultura de segurança do paciente: a quem cabe este desafio?, com Janaína Regis (gerente de qualidade e segurança do Hospital Cárdio Pulmonar – HCP – e membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – Sobrasp).

 

16/9 (quarta-feira)

Manhã (presencial, no Auditório 1 do edifício anexo ao HGRS)

9h – Lideranças de enfermagem e reflexões quanto à cultura de segurança do paciente no HGRS, abertura com Aldacy Gonçalves Ribeiro.

9h20 – Apresentação do projeto Abraço sem Toque, com Alan dos Santos Almeida (coordenador do ambulatório geral do HGRS), Karla Silva Ribeiro (coordenadora do Setor de Pessoal do HGRS) e Mayra Zenaíde Soeiro Argolo (coordenadora do Setor de Recursos Humanos do HGRS).

9h40 – Indicadores hospitalares do HGRS e seus desafios, com Heder Silva (coordenador do Departamento de Qualidade e Vigilância em Saúde – DQVS/HGRS).

10h – Indicador de incidência de lesão por pressão no HGRS e seus desafios, com Mariluce Araújo Lopes (coordenadora do Serviço de Atenção a Pessoas com Feridas e Estomias – SAPFE/HGRS).

10h20 – Indicadores de gerenciamento de higienização de leitos, com Mônica Maria de Britto de Souza (coordenadora do Serviço de Higienização do HGRS).

11h – Perfil da cultura de segurança do paciente em hospital público baiano, com Rogério Ribeiro (diretor de Gestão do Cuidado, Inovação e Tecnologia em Saúde do HGRS).

Tarde (online)

Mediadora: Manoela Maciel (enfermeira do HGRS)

15h – Live “Segurança dos profissionais de saúde do HGRS: prioridade para segurança dos pacientes”, com Flávia Sampaio (coordenadora do Serviço Integrado de Saúde do Trabalhador – Siast/ HGRS), Wilna Araújo (enfermeira do HGRS) e Pedro Antônio Pereira de Jesus (neurologista e coordenador médico da Unidade de AVC do HGRS).

 

17/9 (quinta-feira)

Manhã

9h – Foto oficial da comissão de segurança do paciente do HGRS.

10h – Visita-ação aos profissionais nas unidades assistenciais para fortalecimento da cultura de segurança dos pacientes.

 

18/9 (sexta-feira)

Manhã (presencial, no Auditório Central do HGRS)

Tema: Cultura de segurança: a quem cabe esse desafio?

8h30 – Indicadores hospitalares e seus desafios, com Heder Silva.

9h – Infecção de corrente sanguínea, um desafio para segurança do paciente, com a equipe de treinamento Becton Dickinson – BD.

10h às 12h – Mesa-redonda “Quais os maiores desafios para a segurança dos profissionais e dos pacientes do HGRS? A quem cabe esse desafio?”

Mediadora: Aline Fiscina (enfermeira do HGRS)

Debatedores:

  • Priscila Grisi – supervisora de enfermagem do HGRS
  • Ingrid Negrão – enfermeira neonatal do HGRS
  • Arilma de Carvalho – técnica em enfermagem do HGRS
  • Adriana Cunha – terapeuta ocupacional do HGRS
  • Paula Mariane Muniz – fonoaudióloga do HGRS
  • Isabella Carvalho – farmacêutica do HGRS

Tarde (presencial, no Auditório Central do HGRS)

14h – Indicadores hospitalares e seus desafios, com Heder Silva.

14h30 – Infecção de corrente sanguínea: um desafio para segurança do paciente, com a equipe de treinamento Becton Dickinson – BD.

15h – Mesa-redonda “Quais os maiores desafios para a segurança dos profissionais e pacientes do HGRS? A quem cabe esse desafio?”

Mediadora: Daniella Rozzato (enfermeira do HGRS)

Debatedores:

  • Rogério Ribeiro
  • Ingrid Negrão
  • Adriana Silva e Silva – técnica em enfermagem do HGRS
  • Viviane Pereira Santos – coordenadora do serviço de fisioterapia do HGRS
  • Ilena Oliveira – psicóloga do HGRS
  • Milena Fernandes – assistente Social do HGRS
  • Vinícius Silva – nutricionista do HGRS

 

 

Fonte: Ascom/HGRS