Serviço de Atendimento aos Militares Estaduais volta a funcionar no SAC Bela Vista 

Date
Categoria
Valorização do Servidor

O Serviço de Atendimento aos Militares Estaduais (SAME) retomou o atendimento no SAC Bela Vista. Em atividade desde setembro de 2019, a unidade teve as atividades suspensas em março de 2020, quando já havia registrado 3.974 atendimentos presenciais. Deste número, 1.426 foram destinados à Renovação da Carteira de Identidade Funcional. A renovação, que é um dos 13 serviços disponíveis na unidade, é expedida para integrantes ativos e inativos da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), e possui média mensal de 200 atendimentos.

O documento tem a função de identificar legalmente os militares em qualquer lugar do mundo, além de regular o porte de armas de fogo. A validade varia de acordo com a condição funcional do militar. Para inativos, o prazo é de 10 anos, se não houver nenhuma questão de saúde, disciplinar ou criminal. No caso de PMs em atividade, o porte também necessita de avaliação médica, psicológica, disciplinar e criminal. Além da Renovação da Carteira de Identidade Funcional, o SAME realiza a Renovação do Certificado de Registro de Arma de Fogo Pertencente a Militar Estadual (CRAF), para policial militar inativo, e ainda a solicitação da Certidão de Tempo de Contribuição para ex-policial militar, dentre outros.

A unidade, que tem capacidade de realizar mais de 500 atendimentos por mês, funciona no SAC Bela Vista. O horário de atendimento é de 11h às 20h, de segunda à sexta-feira; e de 11h às 15h, aos sábados. É importante ressaltar que o atendimento é realizado 100% por agendamento, através do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma e agendar, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo SAC Digital, disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: 0800 071 5353 ou 4020-5353. 

Fonte: Ascom Saeb