Fórum reúne assessores de Planejamento e Gestão do Estado

Date
Categoria
Valorização do Servidor
Termos

Os assessores e coordenadores de Planejamento e Gestão do Estado têm uma boa oportunidade de trocar experiências e obter informações que ajudem a fortalecer a sua atuação como instrumentos de aperfeiçoamento da gestão pública. Nesta quinta-feira (14.06), das 13h30 às 18h, acontece no auditório da Secretaria de Educação do Estado (SEC) o II Fórum das Assessorias de Planejamento e Gestão (APG). A iniciativa é das secretarias de Administração (Saeb), Fazenda (Sefaz) e Planejamento (Seplan) por meio do Conselho de Qualidade do Serviço Público (Conquali).

“Nosso objetivo é contribuir para institucionalização dos processos de trabalho, e atuar como ponto de unificação dos sistemas de governança”, explica Flávia de Deus Barros (Saeb), que coordena a comissão técnica permanente do Conquali responsável pelo acompanhamento das APG.

”Desde que realizamos o primeiro diagnóstico das Assessorias, há dois anos, é possível notar um avanço no que diz respeito à clareza em relação aos papeis das APG e ao modo como estas unidades vêm contribuindo para os resultados institucionais”, avalia Flávia, que irá abrir o evento apresentando as propostas de trabalho da comissão técnica para o período 2018/2019,

Criadas no final de 2014 –  como resultado da Lei n° 13.204/2014 - as Assessorias de Planejamento e Gestão têm como papel assegurar a perspectiva estratégica e a coesão interna necessária a uma gestão organizacional alinhada aos objetivos estratégicos do estado. A mesma legislação foi responsável pela criação do Conquali que tem por finalidade estabelecer metas e pactuação de resultados para os órgãos e entidades da Administração Pública, além de apreciar e deliberar sobre propostas de políticas e diretrizes de Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC e de Tecnologias de Gestão que aprimorem a qualidade dos serviços públicos prestados.

A programação do II Fórum das APG prevê ainda palestras de representantes da Seplan (sobre o Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI),  Saeb (SAC Digital) e  Sefaz (captação de recursos), além de uma apresentação de integrantes da Rede de APG do Estado com o tema “Acertos e desafios para uma gestão estratégica e efetiva das políticas públicas”.