Mais Infância realiza 4º encontro de capacitação para professores de creches

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Educação

Na manhã deste sábado (9), professores de creches escolas comunitárias de Salvador participaram do 4º Encontro de Formação Pedagógica promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), no auditório do Teatro Jorge Amado, em Salvador. As aulas são realizadas uma vez por mês através do Programa Mais Infância, que tem como objetivo qualificar profissionais para atender melhor às crianças de 0 a 5 anos que são atendidas pelas instituições. 

Manuel Calazans, coordenador do projeto, explica que "a iniciativa tem como objetivo aprimorar a qualificação desses profissionais de forma prática para que eles se sintam fortalecidos e mais capazes de atender os alunos. Os encontros abordam temáticas importantes para o desenvolvimento pedagógico, como a inclusão de alunos especiais, planejamento de aulas e o dia a dia dos professores”. 

Idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, o programa envolve um conjunto de ações voltadas para as creches comunitárias, incluindo, principalmente, a formação pedagógica dos professores e dos responsáveis pelas creches. Ao longo do ano, os professores serão qualificados em temas pedagógicos voltados para a educação infantil. Ao fim do curso, que tem carga horária de 40 horas, os participantes recebem uma certificação.

A professora Zenilda Oliveira está aproveitando bem o curso. "É uma oportunidade para que nossas habilidades melhorem, para que possamos crescer como educadores para desenvolver melhores atividades com nossos alunos. Tenho certeza que ao fim desse processo estarei muito melhor de que quando entrei". 

O projeto

O Mais Infância tem por finalidade formar e assessorar de forma pedagógica as creches e escolas comunitárias da capital. Criada em 2017, a iniciativa já contemplou mais de 150 instituições. Os encontros de capacitação são realizados no segundo sábado de cada mês e devem ocorrer até dezembro. Além disso, o projeto realiza o acompanhamento pedagógico nas unidades de ensino de forma multidisciplinar, com o envolvimento de pedagogos, assistentes sociais e psicólogos, que são responsáveis pela formação continuada dos profissionais.

Repórter: Tácio Santos