Rastreamento do Câncer de Mama chega a Coribe e Serra Dourada

Date
Categoria
Sua Saúde

A Estratégia Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega aos municípios de Coribe e Serra Dourada, no oeste da Bahia, na próxima segunda-feira (7). Até o dia 14, unidades móveis vão disponibilizar exames de mamografia para mulheres entre 50 a 69 anos.

Em Coribe, o atendimento ocorrerá na Praça da Juventude, ao lado da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em Serra Dourada, as unidades móveis ficam estacionadas na Praça do Mercado, rua Agnelo Ferreira De Oliveira, S/N, Centro. O atendimento começa às 7h e prossegue até as 18h. 

Para serem atendidas, as mulheres devem apresentar um documento de identidade, o Cartão SUS e um comprovante de endereço no município. De acordo com a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), 954 mulheres em Coribe e 1045 em Serra Dourada estão na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde como mais vulneráveis ao câncer de mama.

Integralidade 

O Saúde sem Fronteiras, programa da Sesab, é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A iniciativa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. 

 

Fonte: Ascom/Sesab