Hospital Regional de Juazeiro orienta sobre trabalho seguro

Date
Categoria
Valorização do Servidor

Esta semana, os profissionais da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa – do Hospital Regional de Juazeiro estão intensificando as ações, visando garantir a saúde e a proteção dos colaboradores da unidade. Além de palestras com orientações sobre trabalho seguro, uso de EPIs, os cipistas estão distribuindo equipamentos de proteção para os funcionários do HRJ.

A cipista Jéssica Grazielle Freire lembra que as atividades profissionais que possam provocar algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, luvas e outros itens de proteção.

“Todos os funcionários trabalham com seus equipamentos de proteção, de acordo com suas funções laborais, é um cuidado que exigimos e ficamos atentos se cada um está usando no dia a dia”. João Henrique Araújo, membro da Comissão de Humanização e da Cipa falou da importância das orientações e usos dos EPIs.

“Rotineiramente orientamos os funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção que evitam os possíveis acidentes de trabalho. O  EPI  garante que o profissional não seja exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida durante e depois da fase ativa de trabalho”, destacou. Edineide Maria da Silva, agente operacional do hospital agradeceu as orientações.

“Parabenizo os organizadores dessa ação, porque nem sempre sabemos tudo em nosso trabalho, recebemos sempre os equipamentos de proteção, mas nós funcionários também precisamos ser conscientes: além de usá-los devemos cuidar deles, é nossa proteção”, finalizou.

Os equipamentos de proteção individual devem ser mantidos em boas condições de uso e precisam ter um Certificado de Aprovação do órgão competente para garantir que estão em conformidade com as determinações do Ministério do Trabalho. Empregados e empregadores devem compreender a importância do uso de equipamentos de proteção no dia a dia da empresa.