Suprev realiza evento para debater ciências atuariais aplicadas no  âmbito da Previdência Estadual

Date
Categoria
Previdência
.

A Superintendência da Previdência (Suprev), que faz a gestão do regime previdenciário do Estado, vai realizar nesta quarta-feira (20), na sede do órgão, a 3ª edição do projeto Novas Fronteiras da Previdência, com a palestra do bacharel em Ciências Atuariais Richard Mendes Dutzmann. O evento faz parte do programa de aprimoramento da gestão previdenciária 2019, que contará com cerca de 30 ações de capacitação para servidores da Suprev e de outros órgãos, ao longo do ano. 

Especialista e consultor da área, Dutzmann falou sobre visão atuarial para os regimes próprios de Previdência Social. As ciências atuariais são o conjunto de conhecimentos e técnicas que analisam os riscos e expectativas financeiros e econômicos na administração de regimes previdenciários, seguros e pensões. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira. 

As ciências atuariais conseguem mensurar o nível de comprometimento dos regimes próprios da previdência e estimar o volume de recursos necessários para honrar o pagamento dos benefícios previdenciários, em curto, médio e longo prazo. A ciência calcula o custo do pagamento de aposentados e pensionistas e faz a projeção para os próximos 75 anos. 

“A atuária calcula evolução dos gastos previdenciários e analisa se o Regime Próprio da Previdência do Estado tem recursos para pagar esses benefícios previdenciários, ao longo dos anos. Também propõe o que é preciso fazer para atingir o equilíbrio do sistema como, por exemplo, criar uma curva de ativos para garantir o pagamento desses passivos”, explicou Dutzmann.

O Novas Fronteiras da Previdência foi realizado no auditório da Suprev, no 5º andar da sede do órgão, situada na Avenida Tancredo Neves, número 776 (mesmo prédio onde funcionava o Desembahia). A programação foi iniciada como uma breve fala de Rafael Carvalho, assessor da Suprev, seguida pelo superintendente do órgão, Eduardo Matta, que fez a abertura do evento. 

A palestra também contou a participação do chefe de gabinete da Saeb, Rodrigo Pimentel. Além do corpo técnico da Suprev, foram convidados servidores de órgãos do Estado como Secretaria da Fazenda, Tribunais de Contas do Estado e do Município, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e outros.

O Programa de Aprimoramento da Gestão Previdenciária tem a finalidade de promover o aprimoramento e a atualização de seus servidores, para o enfrentamento dos desafios decorrentes das mudanças socioeconômicas das últimas décadas, que afetam diretamente a Previdência Social. Serão cerca de 30 ações de capacitação como palestras, cursos, oficinas, seguindo as diretrizes do programa de instrutoria interna do Executivo estadual.