Bombeiros realizam especialização em atendimento pré-hospitalar

Date
Categoria
Valorização do Servidor

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realiza, até o fim de abril, a capacitação de 45 bombeiros militares que atuam na unidade Salvar. O curso de especialização em atendimento pré-hospitalar tem carga horária de 200 horas-aula e aborda técnicas de ressuscitação cardiopulmonar, ventilação mecânica e uso do desfibrilador. 

De acordo com o major Rogério Cerqueira, comandante do Salvar, todos os bombeiros que participam das aulas concluíram o curso de formação de soldado no mês de fevereiro. “Esse curso visa uniformizar os procedimentos e protocolos de atendimento para que, durante esta formação, os novos soldados possam desempenhar bem suas funções nos serviços das ambulâncias de atendimento pré-hospitalar. Abordamos todas as ocorrências de suporte básico por meio de simulados, para que eles possam atuar tanto nas vivências pré-hospitalar, como afogamento, acidentes com produtos perigosos e veículos com vítimas, por exemplo.” 

Esta terça-feira (2) foi o segundo dia de aula, que teve como instrutor o médico Leonardo Clement, presidente do Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar. Ele ressalta que o conteúdo transmitido aos bombeiros deve ser repassado por eles à sociedade. “Para simplificar o ensino e a disseminação desses conhecimentos, a gente fala dos quatro passos que salvam vidas. O objetivo é que eles se capacitem e possam ensinar à população, já que são as pessoas comuns que estão próximas às situações de parada quando acontecem. São procedimentos bem simples, como compressões, uso do desfibrilador e ventilações, mas que podem salvar vidas".

O soldado Diego Ferreira é um dos bombeiros militares recém-formados participantes da especialização. Ele revela que a expectativa é "oferecer um serviço que atenda a demanda da população. Além disso, vem junto o crescimento profissional, já que esses cursos permitem a nossa evolução como profissional dentro da corporação”. 

 

Repórter: Jairo Gonçalves