SAC dissemina modelo de atendimento através de curso EAD

Valorização do Servidor

O cidadão que se dirige a qualquer posto da Rede SAC na Bahia recebe um atendimento padrão, com foco na excelência. Essa característica endossa o SAC como referência no assunto. Em razão disso, 100 servidores públicos formaram a primeira turma do treinamento Modelo SAC de Atendimento, no módulo EAD, uma ação inédita e inovadora do SAC. Além dos colaboradores da rede, 12 vagas foram destinadas a quem atua no atendimento ao público em outras instituições, como universidades e secretarias.

O curso, que vai até o dia 13 de abril, é a versão virtual do Modelo SAC de Atendimento. Os quatro módulos foram transformados em vídeos-aula e abordam temas voltados para atendimento ao público, ministrados por profissionais da Diretoria de Gestão da Qualidade (DGQ). Durante o treinamento, os beneficiados recebem informações sobre excelência no atendimento, comunicação, trabalho em equipe, inclusão social, além de comprometimento e produtividade.

Realizado pela Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC) em parceria com a Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas (DDE), o curso é gratuito e possui caráter comportamental e motivacional, com o objetivo de sensibilizar os profissionais que atuam no ramo a realizarem um atendimento de excelência, com foco na qualidade dos serviços prestados. A versão possibilita a disseminação desse conhecimento de maneira ampla, reduzindo custos com deslocamentos.

Para o coordenador do projeto, Adriano Almeida, a elaboração de um curso à distância para ajudar na expansão do Modelo SAC de Atendimento é um desafio. "Contribuir para a vocação do SAC, que é a inovação, foi a motivação para que esse projeto de educação e treinamento se concretizasse. Saber do alcance que esse conteúdo teria junto aos colaboradores, e do impacto na qualidade do atendimento ao cidadão, suplantaram todos os desafios próprios para sua elaboração", ressaltou.

A Rede SAC possui 71 unidades de atendimento, sendo 37 Postos (na capital, região metropolitana e interior) e 31 Pontos SAC, unidades compactas da Rede. Além disso, operam em todo o estado três rotas do SAC Móvel, unidades itinerantes que percorrem localidades que não possuem SAC. Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento, endereços e agendamento de serviços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o Portal SAC, além do aplicativo e site do SAC Digital.