Nossa vida com o RH Bahia

Date
Categoria
RH Bahia

Uma das atividades mais procuradas da agenda de capacitação do RH Bahia, o workshop Direto ao Ponto vem atraindo profissionais de Recursos Humanos dos mais diversos órgãos do Estado interessados em tirar dúvidas e aprofundar conhecimento sobre os processos da Folha de Pagamento no novo sistema.  O workshop - que já se consolidou como um fórum para troca de experiências e informações úteis - tem carga horária de oito horas e um conteúdo construído a partir das solicitações mais comuns feitas ao Service Desk do RH Bahia. 

A última edição da iniciativa – promovida pelo Núcleo de Formação Continuada da Superintendência de Recursos Humanos em parceria com a Diretoria de Valorização de Desenvolvimento de Pessoas da Saeb – foi realizada no dia 29 de outubro, na Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA). A seguir, você confere as opiniões de alguns dos participantes e seus relatos sobre os desafios do trabalho cotidiano com os processos de Folha de Pagamento do Estado.

 

“Participei da trilha completa de capacitação do RH Bahia e estou trabalhando com os processos da folha desde os primeiros meses da implantação. No início, foi difícil, a gente ficou temeroso. Acho que toda implantação nova traz alguns desafios, mas. na medida em que se quebra a ansiedade inicial e a gente se sente mais seguro e vai entendendo melhor o sistema, é possível evitar surpresas. Neste sentido, a iniciativa deste workshop é muito positiva, porque ela permite nos colocar cara a cara com os profissionais que executam o sistema. É também uma ação proativa porque evita que a gente leve dúvidas para a equipe do RH Bahia”.  

Carlos José Reis - Coordenador de Recursos Humanos da Juceb

 

“Este curso é maravilhoso, uma ótima ideia. O ideal era que todos que trabalham com Folha de Pagamento pudessem participar. E também que tivéssemos uma carga horária maior, porque são muitas informações a absorver. Como todos sabem, nós tivemos problemas, mas a dificuldade vem diminuindo na medida em que a gente vai adquirindo experiência. Algo que ajudou muito também foi o grupo de WhattsApp criado com profissionais de RH do Estado: um vai tirando a dúvida do outro e nós vamos superando juntos as dificuldades. É preciso levar em conta que se trata de uma coisa nova para todo mundo. O sistema é complexo e não dá para comparar a complexidade dos processos de Recursos Humanos do Estado com a iniciativa privada”. 

Márcia dos Santos - Coordenadora de Recursos Humanos da SEI

 

“Comecei a trabalhar no Estado em 2018, então tive pouco contato com o SIRH, já fui direto para o novo sistema. Isto acabou tendo um efeito positivo para mim, porque cheguei com a mente aberta para lidar com o RH Bahia. E apesar da complexidade – do grande número de telas que temos de abrir para visualizar as informações – estou gostando de trabalhar com o sistema. Além disso, aqui no curso, já consegui tirar algumas dúvidas. Na minha unidade, tivemos problemas principalmente com os casos de servidores que voltaram de licença e os gestores não registraram a reassunção. Mas os problemas já estão diminuindo”.   

Marquis dos Santos Viana - Subgerente de RH da Uesc

 

“Trabalho há mais de 20 anos com RH no Estado, comecei antes mesmo do SIRH, quando os cálculos eram feitos todos manualmente. Acho que agora com o RH Bahia houve um choque de cultura muito grande. Inclusive porque o sistema não é só um sistema de folha de pagamento, mas de diversos processos de RH. Isso faz com que haja procedimentos relacionados a outras áreas (como Ingresso, por exemplo) que geram impacto direto na Folha de Pagamento sem que nós da Folha tenhamos controle. De qualquer forma, as coisas estão melhorando: hoje, quando surge um erro, nós já conseguimos identificar o problema com mais facilidade, ainda que nem sempre tenhamos autonomia para resolver. E este curso está me dando uma expectativa de melhoria grande, principalmente porque estamos recebendo dicas sobre como extrair relatórios de conferência da folha muito úteis para evitar erros.”

Eloaci Passos - Subgerente de Folha de Pagamento da Uneb