Benefício Fiscal: Saiba como a previdência complementar alivia o impacto dos impostos no seu bolso 

Date
Categoria
Previdência

Em tempos nos quais o pagamento de impostos é uma grande despesa para os brasileiros, qualquer alternativa que permita suavizar a mordida do leão torna-se indispensável – principalmente para a elaboração de um planejamento financeiro de longo prazo. Em se tratando de previdência, o benefício fiscal é uma alternativa viável para reduzir esse custo ou proporcionar uma restituição maior do Imposto de Renda (IR).

Na PrevNordeste, o benefício fiscal é uma das principais vantagens para o servidor público que adere à previdência complementar. Uma vez realizada a adesão, o Participante Patrocinado pode deduzir na declaração do IR as contribuições feitas para a previdência complementar em até 20,5% da sua renda anual tributável. Esse percentual corresponde a 12% da renda bruta anual em contribuições esporádicas, que podem ser realizadas até o último dia útil do mês de dezembro, somadas ao percentual da contribuição mensal dele à PrevNordeste, que pode chegar a 8,5%.

As contribuições esporádicas são um importante instrumento no alcance máximo do benefício fiscal.Embora não possuam contrapartida do Estado (no caso dos Participantes Patrocinados), elas podem ser feitas em qualquer valor a partir de R$ 111,14 e contam com a incidência da taxa de carregamento, reduzida paraapenas 3,5%, ampliando ainda mais a reserva previdenciária do servidor.

“Ao realizar aportes ocasionais na forma de contribuições esporádicas, o Participante reverte um dinheiro que seria destinado ao pagamento de impostos para a sua própria reserva previdenciária. É um investimento que ele faz no seu futuro”, afirma o Diretor de Seguridade da PrevNordeste, Rômulo Cravo.

Simulador de benefício fiscal

Pensando na comodidade dos servidores públicos, a PrevNordeste está disponibilizando em seu site uma planilha customizada para a simulação do benefício fiscal. A ferramenta auxilia nos cálculos referentes aos valores destinados às contribuições esporádicas.Com design objetivo, a planilha permite que o servidor, ao inserir informações como renda bruta anual e despesas com saúde e educação possa visualizar o impacto positivo que as contribuições à previdência complementar têm na sua declaração de ajuste anual, reduzindo o pagamento de impostos e otimizando assim o seu planejamento financeiro.

Para utilizar a ferramenta é necessário que o servidor acesse o site www.prevnordeste.com.br/beneficiofiscal e faça download do simulador. Em seguida, caso ele deseje, ele pode entrar em contato com a Fundação e agendar o seu atendimento virtual ou presencial para tirar dúvidas de como realizar o seu aporte facultativo através do endereço www.prevnordeste.com.br/agendamento

Sobre a PrevNordeste 

A PrevNordeste é uma fundação pública de direito privado, sem fins lucrativos. A Entidade administra planos de benefícios de caráter previdenciário atualmente para os servidores públicos dos estados da Bahia, Sergipe e Piauí e está à disposição para esclarecer dúvidas através dos telefones (71) 3034-1605 | 3035-1605.

 

 

Fonte: Ascom PrevNordeste