GT de Transformação Digital vence prêmio internacional de inovação no setor público

Date
Categoria
Valorização do Servidor

Coordenado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), o Grupo de Trabalho de Transformação Digital (GTD.GOV) foi o único projeto do Brasil a vencer o Prêmio Global para Serviços Públicos em 2019. Desenvolvida pela instituição britânica Apolitical, a premiação é uma das mais importantes para equipes que trabalham com inovação no âmbito do setor público.

Instituído há seis meses, o GT foi um dos nove projetos que concorreram na categoria Digitalização de Serviços Públicos. Vencedor por votação popular, o Grupo vem unindo gestores e técnicos de cerca de 20 governos estaduais e distrital do Brasil para compartilhar conhecimentos e desenvolver soluções inovadoras para o processo de Transformação Digital pelo qual a administração pública do país vem passando.

“A razão de ser do Grupo é fundamental para que possamos reduzir as desigualdades e entregar melhores serviços públicos para a população. Em apenas seis meses, vencermos um prêmio tão importante mostra o quanto esse tipo de iniciativa é indispensável para a simplificação da vida dos brasileiros, que são os que mais ganham com essa integração entre os estados”, pontua o coordenador do GT, Thiago Ávila.

Implementado com vistas a otimizar, de modo assertivo, a dinâmica das organizações públicas, o Grupo tem se debruçado em uma agenda que visa transformar a cultura burocrática em uma estrutura hábil, que esteja alinhada às demandas da sociedade.

“O trabalho que desenvolvemos por meio do GT busca disseminar a inovação no setor público, trazendo melhorias para os cidadãos, como facilidade e agilidade no acesso aos serviços públicos por meios digitais. A vitória na premiação indica que estamos trilhando um bom caminho e nos motiva ainda mais”, afirma a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo e coordenadora do GT, Lenise Loureiro.

Coordenada também pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), a iniciativa representa o empenho dos entes federativos na otimização da eficiência das organizações públicas.

“O grupo só vem dar ainda mais credibilidade para o trabalho dos governos no que diz respeito à digitalização de serviços públicos. O prêmio reforça que estamos fazendo algo de impacto e que beneficia quem está na ponta, o cidadão”, salienta o presidente da ABEP, Lutiano Silva.

Para o presidente do Consad e secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, o reconhecimento demonstra a importância da urgência em otimizar, cada vez mais, o processo de modernização dos Estados, além de evidenciar o papel significativo que o Consad tem desempenhado para concretizar esse ideal.

 “O projeto de implementação da Transformação Digital é uma agenda prioritária para nós que fazemos o Consad. Essa é uma temática que está muito presente em todas as nossas ações e que, sem dúvidas, já vem resultando em muitos benefícios para a sociedade. Trazer para o Brasil o prêmio da Apolitical, nesse contexto, é algo muito simbólico e traduz bastante do empenho de cada pessoa que faz o Grupo acontecer e que colabora, direta ou indiretamente, para o aprimoramento do serviço público no país”, afirma o presidente do Consad, Fabrício Marques Santos.

 

Fonte: Ascom Consad