Abertas inscrições para nova turma de curso sobre o Estatuto do Servidor

Date
Categoria
Valorização do Servidor

Já estão abertas as inscrições para a nova edição do curso de Difusão de Conhecimento sobre o Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia. Voltado para servidores que atuam na área de Recursos Humanos, o treinamento visa aprofundar o conhecimento dos profissionais sobre a legislação que embasa os processos da administração de pessoas no Estado. Os interessados em participar da atividade – que integra a agenda de cursos 2020 do RH Bahia – têm até 17 de fevereiro para garantir a sua vaga, acessando a página de Cursos do Portal do Servidor.

A capacitação está programada para o dia 18 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, na Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), à Av ACM,  Parque Bela Vista.  O curso conjuga aulas expositivas, exercícios e dinâmicas com o objetivo de levar os profissionais de RH a refletir sobre o Estatuto do Servidor e os mecanismos que auxiliam a interpretação legislativa, como os princípios da administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência).

A iniciativa é do Núcleo de Formação Continuada da Superintendência de Recursos Humanos em parceria com a Diretoria de Valorização de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Administração do Estado (Saeb). O coordenador do Núcleo, Antônio Carlos Lordelo, conta que o curso foi inicialmente concebido como parte da formação de servidores interessados em atuar como instrutores do RH Bahia. Em razão da grande demanda, no entanto, a atividade passou a ser oferecida a todos os profissionais de RH do Estado, como atividade introdutória regular da grade de cursos do RH Bahia.

“Um diferencial do RH Bahia é que as suas funcionalidades foram configuradas de acordo com a lei; por isso, se o servidor não está familiarizado com os jargões da nossa legislação, ele pode ter dificuldades ao operar o sistema”, explica Lordelo, contando que a ideia do curso surgiu justamente das dificuldades percebidas entre os usuários durante as capacitações voltadas para os processos no novo sistema.