Serviço de Atendimento aos Militares Estaduais registra mais de 3,5 mil atendimentos em seis meses

Date
Categoria
Valorização do Servidor

Em atividade no SAC Bela Vista, desde 10 de setembro de 2019, o Serviço de Atendimento aos Militares Estaduais (SAME) registrou 3.547 atendimentos presenciais até fevereiro de 2020. Deste número, 1.246 foram destinados à Renovação da Carteira de Identidade Funcional. A renovação, que é um dos 21 serviços disponíveis na Unidade, é expedida para integrantes ativos e inativos da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), e possui média mensal de quase 210 atendimentos.

O documento tem a função de identificar legalmente os militares em qualquer lugar do mundo, além de regular o porte de armas de fogo. A validade varia de acordo com a condição funcional do militar. Para inativos o prazo é de 10 anos, se não houver nenhuma questão de saúde, disciplinar ou criminal. No caso dos PMs em atividade, o porte também necessita de avaliação médica, psicológica, disciplinar e criminal. Além da Renovação da Carteira de Identidade Funcional, o SAME realiza renovação do Certificado do Registro de Arma de Fogo (CRAF), além da solicitação de vantagens, benefícios e revisões de lançamentos em contracheques, dentre outros.

A unidade, que tem capacidade de realizar 100 atendimentos por dia, funciona no horário do SAC Bela Vista: de segunda à sexta-feira, de 9h às 18h, e aos sábados, de 9h às 13h. Todos os atendimentos são feitos sob agendamento, através do aplicativo e site do SAC Digital (sacdigital.ba.gov.br). A implantação da unidade foi uma solicitação da Polícia Militar da Bahia com o objetivo principal de agregar qualidade, agilidade e eficiência aos serviços prestados aos integrantes da Corporação e seus dependentes, tendo como referência o Modelo SAC. 

Para o Superintendente de Atendimento ao Cidadão (SAC), Flávio Barbosa, a implantação do SAME no SAC Bela Vista valoriza a relação de sinergia entre os Militares e Servidores Estaduais. Segundo ele: "Agregar os serviços provenientes da Polícia Militar é estimar o trabalho dos Policiais e Bombeiros Militares. O SAC sente-se honrado em tê-los como parceiros", ressaltou.