Sema amplia para 1709 o número de vagas oferecidas para cursos EaD

Date
Categoria
Valorização do Servidor

Por conta do alto número de inscrições – cerca de três mil, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) resolveu ampliar o número de vagas para o total de 1709, adicionando 1309 vagas as que foram anunciadas inicialmente. Os cinco cursos gratuitos são oferecidos na modalidade de ensino a distância – EaD, nas áreas de Licenciamento Ambiental, Ecologia da Paisagem, Avaliação Integrada de Impactos Socioambientais, Gerenciamento Costeiro e Política e Gestão de Recursos Hídricos. 

Os cursos vão ocorrer até 26 de maio, por meio do Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar). Com carga horária de 40 horas, os participantes poderão ter acesso ao conteúdo de casa, utilizando um computador ou dispositivo móvel, atendendo as medidas de distanciamento social para impedir o avanço do novo coronavírus. 

“A procura pelos cursos EaD superou as nossas expectativas. Em curto espaço de tempo, a equipe da Sema fez os ajustes necessários na plataforma para que pudéssemos atender o máximo de participantes. Tivemos ainda muitas inscrições de pessoas de outros estados, por isso destinamos 5% das vagas para esse público. Nosso objetivo agora é fazer adaptações e melhorias no sistema para iniciar novos cursos ainda nesse primeiro semestre”, afirma o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira. 

O diretor de Educação Ambiental da Sema, José Carlos, explica que “apesar da situação que o mundo inteiro atravessa, com grande preocupação em relação à saúde e economia, tomamos a iniciativa de colocar a disposição da população conhecimento e saberes necessários para a disseminação de valores que colaborem na construção de uma sociedade mais solidária e sustentável. Esses cursos possibilitam aos participantes ferramentas que, aplicadas na realidade cotidiana, trazem significativas melhorias na elaboração e execução de políticas públicas socioambientais".

Formar 

O programa tem como objetivo a promoção da formação continuada dos agentes públicos, servidores, técnicos, gestores, membros de órgãos colegiados e demais representantes da sociedade civil com atuação na área ambiental e que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) e o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segreh), contribuindo para o cumprimento das diretrizes estratégicas da Sema e do Inema no estado. Desde 2013, o Formar já emitiu 6.746 certificados, abordando as principais questões ambientais e de recursos hídricos da Bahia.

 

Fonte: Ascom/Sema