Saeb realiza semana pedagógica de instrutoria interna por videoconferência

Valorização do Servidor

O ano de 2020 trouxe novos desafios para a educação corporativa, especialmente no que diz respeito ao Programa Estadual de Instrutoria Interna. Por conta da pandemia do coronavírus, as capacitações presenciais foram suspensas, cabendo aos cursos na modalidade EAD suprimirem as demandas por parte dos servidores estaduais. Quais as dificuldades encontradas e o que pode ser aprendido neste contexto? Estas e outras questões serão abordadas durante a XI Semana Pedagógica de Instrutoria Interna, que acontece nos dias 03 e 04 de junho, em conferência exclusiva via plataforma Teams.

Com o tema Conexão e Aprendizagem, o evento é destinado aos 3.491 instrutores internos em atividade na administração pública estadual. Serão realizadas duas lives, uma em cada dia, com capacidade para 250 participantes cada. A inscrição deve ser feita até o dia 2 de junho, por e-mail, via formulário a ser encaminhado pela Coordenação de Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional, da Diretoria de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas da Secretaria da Administração (DDE/Saeb). Em caso de dúvida, ou se o instrutor não recebeu o convite, deve entrar em contato pelo e-mail aprendizagem.organizacional@saeb.ba.gov.br.

Além da atualização pedagógica, o evento pretende refletir o impacto da pandemia nas atividades de educação corporativa, além de celebrar a regulamentação da prática de instrutor interno no âmbito do executivo estadual, por meio do Decreto nº 11.073, publicado em 27 de maio de 2008. “Será uma grande oportunidade de refletir sobre o quanto os instrutores estão efetivamente conectados à rede de conhecimento existente, aos avanços das práticas pedagógicas e das novas tecnologias”, declara a coordenadora de Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional, Maria Teresa Ramos.

No dia 03 de junho será realizada a live Conexão e raízes, ministrada pela pedagoga Marília Dourado, membro da Rede Network International Reggio Children - Itália e assessora pedagógica de projetos em Angola, Moçambique, Peru e Panamá, com mediação de Maria Teresa Ramos. O objetivo será refletir sobre  interdependência e identidade na atuação do instrutor  e suas implicações  durante e após a pandemia.

A segunda live, a acontecer no dia 04, terá como tema Ética em rede. Ministrada pelo filósofo e doutorando em Sociologia, ex-professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Thiago Pinho, atualmente pesquisador na Faculdade de Arquitetura Sci-Arc em Los Angeles, Califórinia, a conferência discutirá o múltiplo entendimento do conceito de rede, as diferentes formas de relação que se expressam nas  redes contemporâneas e seu impacto ético nos processos de educação.  A discussão será mediada por Tania Soledade, também da DDE/Saeb.

Realizada pela DDE/Saeb, Semana Pedagógica de Instrutoria Interna conta com apoio da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) e terá todo seu conteúdo disponibilizado no Youtube da Saeb.

Fonte: Ascom Saeb