SEC participa de encontro nacional sobre o novo Sistema de Avaliação da Educação Básica

Date
Categoria
Educação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) participou, nesta quarta-feira (13), de um reunião virtual promovida pelo Ministério da Educação (MEC), com o grupo de trabalho que discute o novo SAEB. Estava em discussão a integração das redes de ensino estaduais e municipais na promoção das avaliações. Também houve apresentação de uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas sobre a utilização do SAEB pelas redes. Segundo o estudo, apresentado pelo professor João Horta Neto, quase todos os estados e mais da metade dos municípios possuem sistemas próprios de avaliação, no entanto, os resultados ainda são pouco utilizados.

O Consed foi representado na reunião pelo subsecretário da Educação da Bahia, Danilo Souza, e posteriormente pelo secretário Getúlio Marques (RN). Em sua fala, o subsecretário Danilo lembrou que o Consed tem discutido o tema internamente e destacou a importância de criar oportunidades, por meio das avaliações, para que estados e municípios possam entender o que acontece em cada rede, na perspectiva de um sistema nacional de Educação.

Ele informou que o estado da Bahia, após ampla discussão, elaborou a minuta de um projeto de lei que trata do Sistema de Educação Baiano.

Já o secretário Getúlio destacou que o SAEB precisa estar cada vez mais focado no que as escolas ensinam. "Não podemos ter as escolas ensinando uma coisa e as avaliações obrando outras". A diretora institucional do Consed, Nilce Costa, que também acompanhou a reunião, sugeriu ao MEC que convidasse outros estados para falar de seus sistemas de avaliação e integração com os municípios.

Fonte: Ascom SEC/CONSED