Sesab inicia Formação em Auriculoterapia no Estado

Cursos

A Superintendência de Atenção Integral à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SAIS/SESAB), através da Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC) está ofertando, entre os dias 24 a 26 de novembro, o componente prático do Curso de Formação em Auriculoterapia para profissionais de saúde da atenção básica. A qualificação, na modalidade semi-presencial, ocorre na Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA/SUPERH) para 260 profissionais de saúde dos diversos municípios baianos.

O Estado da Bahia é um dos Polos Regionais da Edição 2020 do curso, oferecido pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS), em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina. A ação apoiada pela SESAB visa o fortalecimento das políticas, nacional e estadual, das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), através do estímulo de mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde, redução do consumo de medicamentos, e ampliação da oferta e das opções terapêuticas na rede de atenção à saúde.

O curso é oferecido para profissionais de saúde atuantes em funções de nível superior na atenção básica, incluindo profissionais das equipes de Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e centros de saúde, também chamados unidades básicas ou locais de saúde “tradicionais”, além de profissionais dos CAPS e serviços de reabilitação.

Formação Nacional

Em todo Brasil, já foram realizadas 4 edições do curso. A ação iniciada em 2016, com pólos regionais em 21 estados brasileiros já qualificou, aproximadamente, 4 mil profissionais de saúde.

Fonte: Ascom/ESPBA/DGC