Inscrições para curso de administração do tempo esgotam em um dia
Ultima Atualização: 28/05/2012 às 14:14:53
Inscrições para curso de administração do tempo esgotam em um dia

A queixa de falta de tempo é cada vez mais frequente. Como não há como criar um dia maior, a única alternativa é aprender a administrar melhor as 24 horas disponíveis. Colocados diante desta possibilidade, os servidores que acessam esse portal não perderam tempo. Em apenas um dia, as 100 vagas disponíveis para a segunda turma do Curso de Administração do Tempo, na modalidade a distância, oferecido pela Universidade Corporativa do Servidor (UCS) foram preenchidas.

Para Maria Lenilda Moreira, analista universitária na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), uma das concluintes da primeira turma, um dos aprendizados importantes do curso foi diferenciar urgência, importância e prioridade, além da clarificação de objetivos e a concentração nas prioridades. “Após o curso, estou buscando planejar as ações diárias com mais atenção para realizá-las no menor prazo” diz.

Na mesma linha de Lenilda, a analista técnica da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em Santo Antônio de Jesus, diz que foi atraída inicialmente pelo título do curso e pela posibilidade de aprender mais como dividir qualitativamente o seu tempo. A expectativa sobre o curso era maior, mas mesmo assim achou a abordagem interessante. “Deixei de querer abraçar o mundo com as pernas, fazer tudo ao mesmo tempo, sem analisar a real necessidade de cada ação. Aprendi que tudo tem hora e momento, que não adianta correr sem planejamento e direção porque as coisas podem não sair como pretendido, em qualidade, quantidade e tempo”, ensina.  

Novas turmas serão abertas, informa Laura Protásio, da UCS, que também se surpreendeu com o nível de aproveitamento da primeira turma. “É um sinal de que as pessoas estão, de fato, preocupadas em melhor aproveitar o tempo. Houve pouca evasão, para os parâmetros da modalidade de ensino a distância, e os que terminaram tiveram bom aproveitamento” diz.

O curso foi desenvolvido pela UniSerpro, a universidade corporativa do  Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro, para atender aos funcionários que aderiram ao sistema de trabalho em casa, ou teletrabalho.  Em seguida foi disponibilizado gratuitamente para outras instituições sob licença Creative Commons. 

Para Rose Rian Borges, coordenadora do Centro Social Urbano de Liberdade, outra que concluiu a primeira turma, são necessários ajustes para aproveitar o tempo nesta vida de correria. “Não é algo fácil pois mesmo com a famosa lista diária, vêm as demandas espontâneas e com elas uma série de necessidades a te desviarem daquela sua lista, então como fazer?” indaga.  E responde: “Aprendi a verificar as prioridades e as coisas que estavam roubando meu tempo e que poderiam ser feitas por outro servidor do setor  ou em outro momento agendado, de acordo com as demandas da minha rotina de atendimento”.

Rose tinha a expectativa do curso ser muito rigoroso, mas acabou avaliando seu tempo utilizado na dedicação a ele como “algo prazeroso, divertido até”. Também se deu conta que estava atropelando as coisas e agora tem como meta conseguir melhorar a qualidade de vida com uma boa administração do tempo, especialmente no trabalho. “Atendo pessoas e muita gente que recebo, após ter a solicitação atendida e as orientações, quer sempre ficar mais um pouquinho. Consegui colocar limites, pois senão passariam o dia comigo por conta do aconchego. Geralmente dizem que se sentem bem, porém aprendi que  tudo tem seu tempo”, diz.

O curso é oferecido em três módulos, mais exercícios, com duração de 10 horas, sem tutoria. Aborda, entre outros tópicos, os mitos sobre administração do tempo; o que é administração do tempo; as três esferas da administração do tempo; diferença entre urgência, importância e prioridade; dicas para formulação de objetivos; dicas importantes para aproveitamento eficaz do tempo.

No primeiro módulo “O tempo”, o aluno é convidado a uma reflexão sobre a importância do tempo em sua vida. No segundo, “Administração do Tempo”, são apresentados conceitos gerais sobre o assunto e a sua importância. E o módulo 3, “Como Gerenciar seu Tempo”, são compartilhados  conhecimentos que permitem estabelecer a inter-relação dos conceitos apresentados com a experiência pessoal. Em seguida são propostos exercícios e a avaliação do curso.
 

Imagem daqui.

8613 leituras