Programa certifica mais 63 jovens
Ultima Atualização: 05/02/2014 às 16:14:29
Programa certifica mais 63 jovens

Nesta quarta (05), o Programa Mais Futuro – mantido pela Secretaria de Administração da Bahia (Saeb) - certificou 63 jovens no auditório da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri). Para formação desta turma, o programa contou com a parceria da Secretaria de Saúde (Sesab) e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Os jovens atuaram, durante dois anos, nas áreas administrativas do Hospital Geral Roberto Santos.

Adriano Tambone, superintendente de Recursos Humanos da Saeb, explicou que o programa traz uma experiência profissional de alto nível, principalmente para essa fase da vida dos jovens, pois, além de terem contato com outros profissionais, também se capacitam melhor para o mercado de trabalho. “Muitos deles são contratados pelo próprio Estado. Isso prova o sucesso do programa, que também os direciona para atuarem no trabalho formal”, afirma Tambone.

Além do superintendente da Saeb, estiveram presentes no evento a coordenadora da VSBA, Liliane Brito, e o superintendente de Recursos Humanos da Sesab, Washington Abreu. Para ele, o Mais Futuro tem alcançado êxito, especialmente do ponto de vista da inclusão. “Tivemos dois pontos importantes no desenvolvimento do trabalho: os jovens puderam aprender a rotina do trabalho administrativo e, portanto, ter uma experiência de fato prática; e a unidade hospitalar ganhou mais agilidade com os serviços administrativos sempre organizados”, salienta Abreu.

Géssica Novaes fez parte do Programa e nos dois anos trabalhou no setor administrativo do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do trabalhador (SIAST) - unidade que funciona dentro do Hospital Roberto Santos. “Apesar de não ter sido meu primeiro emprego, foi o que mais me capacitou. Aprendi a lidar com o público e como normalmente os pacientes estavam frágeis tinha mais empenho para ajudá-los”, diz Géssica.

Em 2014, a Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC) está pleiteando mais 32 (trinta e dois) jovens para atuar no SAC Lauro de Freitas. E com a interiorização do Programa Mais Futuro, pretende-se contratar mais 27 jovens para atuar na SAC de Feira de Santana.

 Programa Mais Futuro - O propósito do Programa é inserir no mercado de trabalho jovens carentes com experiência comprovada na carteira de trabalho, minimizando, dessa forma, as desigualdades existentes na concorrência das vagas de trabalho formal.

 Em 2008, a SAC, de forma pioneira, aderiu ao programa, introduzindo 150 jovens para atuar na área administrativa nos postos do SAC. Até dezembro de 2013 foram inseridos, aproximadamente, 1700 jovens aprendizes no mundo do trabalho formal.

 A Saeb pretende levar o Mais Futuro para o município de Feira de Santana e regiões circunvizinhas visando expandir aprendizagem profissional em todo o Estado, inclusive, em 2013, foi formado o 1º Banco de Aprendizes do Interior. 

 

 

3694 leituras