Contracheque terá nova senha de acesso a partir do dia 15
Ultima Atualização: 10/12/2010 às 10:59:22
Contracheque terá nova senha de acesso a partir do dia 15

A senha de acesso ao contracheque será alterada para aumentar a segurança, ampliar a autonomia do servidor no gerenciamento dos seus dados e facilitar o acesso a serviços on line. Os servidores que costumam acessar o contracheque via Portal do Servidor  devem ficar atentos às mudanças a serem realizadas nos próximos dias. Uma nova senha do contracheque passará a valer no dia 15. Nesta mesma data, a senha que vinha sendo utilizada até novembro perderá a validade.

A nova senha será disponibilizada nos caixas eletrônicos e no site do Banco do Brasil a partir do dia 13, junto com os dados do 13º salário, e terá caráter provisório. O sistema, no primeiro acesso a partir do dia 15, solicitará que o usuário altere a senha, personalizando-a. O servidor deverá cadastrar um e-mail para ser utilizado nos casos de esquecimento de senha.

De acordo com a Saeb – Secretaria da Administração, responsável pelo sistema informatizado de Recursos Humanos do Estado, desde o ano passado, os terminais e o site do BB são canais alternativos de acesso ao contracheque dos servidores estaduais, o que permitirá uma transição tranqüila no sistema do Portal.

Quem não recebe pelo Banco do Brasil deverá procurar a Coordenação de Recursos Humanos do órgão onde trabalha para cadastrar o e-mail. Em seguida, de acordo com a orientação da Saeb, bastará ir ao canal do contracheque no Portal e clicar na opção “Esqueci minha senha”: o sistema automaticamente encaminhará o novo código ao e-mail informado. No caso dos aposentados e pensionistas que recebem o salário em outra instituição bancária, o procedimento será feito nos postos do Ceprev.

Dos 267 mil cadastrados no sistema, entre servidores em atividade, inativos e pensionistas, cerca de dois mil possuem contas em outras instituições bancárias.
“O novo sistema de consulta aos dados dos servidores públicos na internet trará vantagens como senhas mais seguras e renováveis por e-mail em caso de esquecimento, além de permitir a implantação de serviços que irão facilitar as operações de consignação e a atualização cadastral”, destaca o superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone.  Para esclarecer dúvidas sobre a mudança no sistema do contracheque, os servidores podem ligar para duas linhas telefônicas divulgadas pela Saeb: 3115-3177 e 3115-3280.

Contracheque via BB

Para ter acesso à nova senha no caixa eletrônico a partir do dia 13, o servidor correntista do Banco do Brasil deve entrar com o cartão do banco e a respectiva senha, e na tela inicial clicar em “Consultas”. Em seguida, ir para “Contracheque”. Na tela seguinte, em “Identificador/matrícula” deve digitar o CPF, e aí é só escolher o mês 12 salário de 2010. 

Na página www.bb.com.br, após entrar com a senha de internet na área com os dados da sua conta, o servidor deve clicar no botão “Serviços e Segurança”; em seguida, em “Outros serviços”; daí em “Outras opções”; e então em “BB Contracheque”. A tela vai solicitar a identificação (colocar o CPF), o mês e o ano do contracheque.

É importante lembrar que o servidor tem direito à impressão gratuita de um contracheque por mês nos terminais bancários. A partir da segunda impressão, será cobrada uma taxa de R$ 1,00 por contracheque, valor que virá descontado no salário. Pela internet, a impressão é gratuita para o servidor, independentemente do número de vezes que for feita.