Planserv disponibiliza pronto-atendimento oftalmológico 24 horas
Ultima Atualização: 22/02/2017 às 16:07:53
Planserv disponibiliza pronto-atendimento oftalmológico 24 horas

Já a partir deste Carnaval, os beneficiários do Planserv poderão contar com os serviços do único pronto-atendimento oftalmológico 24 horas da Bahia, o DayHorc. Nesta quinta-feira (24), o serviço estará à disposição no nono andar do Hospital da Bahia para foliões que apresentarem irritações ou lesões oculares, sintomas de conjuntivite ou outras situações de emergência que possam comprometer a saúde dos olhos. Outros serviços de emergência que integram a rede credenciada da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais também estarão disponíveis nos dias da Folia de Momo.

Além das irritações ocasionadas pelo uso de muita maquiagem, glitter, espuma de carnaval e outros adereços, esta época é bastante propícia para disseminação de contaminações como a conjuntivite. Ao menor sinal de irritação, as pessoas devem lavar os olhos abundantemente com água fria corrente e evitar coçar o local. Caso os sintomas não desapareçam, é aconselhável procurar um médico. Se o problema for urgente, a melhor opção é não esperar o fim da festa: o serviço de emergência pode ser a melhor opção, já que o uso de colírios por conta própria, como em qualquer outro caso de automedicação, pode agravar o problema. 

O que acontece também durante a Folia é que muitas pessoas não dormem o suficiente, o que as deixa com os olhos sensibilizados. Foliões que brincam o Carnaval durante o dia, ao ar livre, precisam redobrar a proteção aos raios ultravioletas com óculos escuros de qualidade. Para os usuários de lentes de contato, recomenda-se evitar o contato com a água do mar ou de piscina, que podem contaminar as lentes com bactérias ou fungos. Vale alertar também para a higienização das lentes, que deve ser feita com produtos apropriados e da maneira correta, conforme orientação médica.

Outros serviços

Além do pronto-atendimento oftalmológico do DayHorc, os beneficiários do Planserv de até 12 anos de idade podem receber atendimento no Hospital Salvador, na Federação; no Hospital da Cidade, no bairro da Caixa D´água; no Centro Médico Hospitalar Agenor Paiva, no Bonfim ou no Hospital Santa Izabel, em Nazaré, onde também funciona um serviço de emergência especializado em otorrinolaringologia.

Além de contar com esses hospitais, jovens a partir de 13 anos e adultos contam com outras opções de atendimento pelo plano: Hospital Português, na Barra, Hospital Evangélico, em Brotas; Hospital da Bahia, na Pituba e Hospital Prohope (antigo Jaar Andrade), em Cajazeiras.

 

Fonte: Ascom Planserv

 

4931 leituras