Boas Práticas: Saeb certificou 2.699 novos instrutores internos em 10 anos
Ultima Atualização: 02/05/2017 às 16:58:46
 
 
Prestes a completar 10 anos, a prática remunerada da instrutoria interna, já incorporada à dinâmica de capacitação do Estado, traz números bastante relevantes. A Saeb já certificou 2.699 novos instrutores internos até o final de 2016, em 63 órgãos. Somente no ano passado foram 232 servidores certificados dentro do projeto Instrutoria Interna: Valorizando pessoas e desenvolvendo competências, idealizado pela servidora Maria Teresa da Silva, finalista do prêmio de Valorização do Servidor, em 2011.
 
Para Teca, como ela é conhecida na Saeb, a implantação do projeto trouxe melhoras para a qualidade das capacitações internas no Estado. "Cerca de 80% dos instrutores que participaram da avaliação declararam que o curso melhorou sua atuação, inclusive o público está bem mais crítico e, consequentemente, cobra mais do instrutor", disse. A ação trata da regulamentação da instrutoria interna no Executivo Estadual e da concepção, estruturação, implementação e gestão do Programa de Formação de Instrutores Internos.
 
A prática viabilizou a oferta continuada de programas de desenvolvimento de competências no serviço público, valorização de servidores estaduais, além de uma economia de cerca de 90%, em relação aos valores cobrados pelas instituições privadas. Teca lembra que o projeto também fortaleceu a imagem do Estado na rede nacional e nas escolas de Governo. "Foi o único curso a ser solicitado pela Escola Nacional de Administração Pública para ser ministrado aos instrutores de lá", ressaltou.
 
Os nomes dos servidores treinados ficam em um banco de dados. A partir disso, eles podem oferecer capacitação nas mais diversas áreas a todo corpo de servidores estaduais, aliando o conhecimento teórico à prática de suas ações desenvolvidas no exercício do serviço público. Em avaliação realizada em 2015 com egressos do Curso Básico de Formação de Instrutores, 76% deles declararam que o curso melhorou a qualidade de outras tarefas que desempenhavam na instituição, e até na vida pessoal.
 
Para o futuro, Teca espera incorporar servidores aposentados ao grupo de instrutores, de modo que se aproveite o conhecimento adquirido e acumulado por este público. Ela também tem planos de estender o curso à Educação à Distância (EAD), formando e remunerando tutores para os cursos à distancia que não são auto explicativos. "Isso vai potencializar muito o alcance das ações de capacitação, incluindo os servidores do interior do Estado", afirmou.
 
A Universidade Corporativa do Serviço Público UCS/Saeb passou a oferecer Curso Básico de Instrutoria Interna desde junho de 2007, o que fortaleceu a disseminação do projeto, que já conta com 108 turmas regulares realizadas. Ao concluir a capacitação, os servidores são habilitados pedagogicamente e cadastrados na rede de instrutores internos, podendo ser remunerados nos cursos que ministrem para suas unidades e demais órgãos do Estado, gerando uma economia considerável para a Administração Pública estadual, que teria um custo maior com uma instrutoria externa.
 
 
Quer conhecer mais iniciativas premiadas? Acompanhe as novidades aqui, no Portal do Servidor!

 

1721 leituras