Próximo Prepare-se acontece em Jequié
Ultima Atualização: 14/05/2013 às 10:46:59
Próximo Prepare-se acontece em Jequié

A próxima ação do Programa de Preparação do Servidor para Aposentadoriai, o Prepare-se, iniciativa da Secretaria da Administração (Saeb) mediante atuação conjunta das superintendências de Previdência (Suprev) e Recursos Humanos (SRH), ocorre em Jequié, sudoeste do Estado, no período de 04 a 07 de junho. O evento acontece no auditório da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, na Avenida Moreira Sobrinho, s/n - bairro do Jequiezinho. A inscrição pode ser feita aqui.

O programa é uma parceria da Secretaria da Administração (Saeb) com diversas outras instituições, a exemplo do Planserv, Instituto Mauá, Procuradoria Geral do Estado (PGE), policias Civil e Militar, Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Procon, Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Sebrae e universidades estaduais.

“Cada órgão traz uma contribuição para a iniciativa, seja no aspecto legal da concessão da aposentadoria propriamente dita ou com alternativas para que o servidor pré-aposentado possa desenvolver novos projetos de vida, como os cursos da Universidade Aberta da Terceira Idade, a prática de esportes ou a abertura do próprio negócio”, explica Daniella Gomes, superintendente de Previdência da Saeb.

De acordo com Daniella, no evento também são esclarecidos pontos do Estatuto do Idoso, com dicas para proteger os aposentados de endividamentos excessivos e também de crimes comuns contra a terceira idade. O objetivo é esclarecer sobre direitos e deveres em relação à Previdência, incentivando a integração entre gerações, o trabalho social e voluntário, além de outras atividades que permitam uma vida saudável e o desestímulo ao sedentarismo.

“A questão não é estimular ou deixar de estimular a aposentadoria, mas fazer com que aqueles que estão prestes a passar por ela estejam preparados e cercados de toda a informação necessária”, sustenta Daniella.

Balcão - Em paralelo ao evento, acontece também, no turno vespertino, o Balcão Previdenciário. Trata-se de serviço itinerante que disponibiliza aos servidores ativos, no seu próprio local de trabalho, diversas informações de natureza previdenciária, a partir da montagem de um ponto itinerante de atendimento nas repartições estaduais.

Por intermédio do "simulador de aposentadoria", ferramenta que permite o cálculo estimado do benefício futuro, com base nos dados cadastrais extraídos do Sistema Integrado de Recursos Humanos (SIRH), o servidor tem acesso a várias informações, como: se já preencheu os requisitos legais para incorporar determinada gratificação; se faz jus à aposentadoria integral; se terá a garantia da paridade no momento do reajuste do benefício e ainda quais parcelas comporão seus proventos. Trata-se de atendimento individualizado e prestado por uma equipe de analistas da Suprev. Balcão será instalado nas dependências do Campus da UESB de Jequié, em local de grande circulação.

2556 leituras