PrevBahia realiza palestras de fomento da educação previdenciária
Ultima Atualização: 12/04/2017 às 18:36:55

Elaborar um planejamento financeiro que ajude a manter o padrão de vida do servidor público na fase da aposentadoria. Este é um dos objetivos da palestra Dia do Futuro, realizada nesta terça (11) e quarta-feira (12) pela Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (PrevBahia).

Apenas 1% dos aposentados, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), consegue viver com a própria renda. “A maior parte da população precisa recorrer a outras fontes de renda para conseguir manter a qualidade de vida por não ter uma reserva suficiente, feita a partir de um bom planejamento financeiro com antecedência”, revelou Mariuchi Uzeda, gerente da Icatu Seguros.

É justamente por esse motivo que a PrevBahia tem realizado palestras sobre educação financeira, no intuito de sensibilizar os espectadores a partir de analogias e reflexões em torno de questões como orçamento familiar, acompanhamento de gastos mensais e objetivos a longo prazo. Os encontros desta semana aconteceram no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na terça, e na sede do Ministério Público da Bahia, em Nazaré, nesta quarta.

Além de mostrar simulações e outros dados de estudos, Mariuchi Uzeda também conduziu dinâmicas que evidenciaram, em maior parte, o desequilíbrio entre dívidas atuais e a falta de planejamento para suprir tais despesas, tanto no presente quanto nos próximos anos. “No decorrer das apresentações, temos percebido que esse desequilíbrio é comum entre os brasileiros. Aos poucos, estamos tentando reverter esse quadro”, comentou a gerente.

Ao final das apresentações, os servidores do IAT e do Ministério Público puderam esclarecer dúvidas sobre o plano de benefícios PREVBAHIA PB CIVIL, bem como sobre as formas de contribuição e de participação na gestão.
 
A PrevBahia está à disposição para informar sobre previdência complementar e marcar plantões ou palestras informativas. Para agendamento, basta entrar em contato pelo e-mail ascom@prevbahia.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3034-1605.
827 leituras