Conder habilita 532 servidores a adquirir casa própria
Ultima Atualização: 20/09/2010 às 17:44:08
Conder habilita 532 servidores a adquirir casa própria

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) habilitou 532 servidores estaduais para financiamento da casa própria, durante o 5º Salão de Negócios Imobiliários, encerrado no último de final de semana no Centro de Convenções. Com a habilitação, o servidor pode ir a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) para dar entrada no pedido de financiamento, através do Programa Habitacional do Servidor Público. Das 532 habilitações, 159 de servidores da educação, 143 de polícias militares e 98 da saúde.

“A participação dos servidores superou a expectativa”, avaliou o gerente do programa, João Vicente Serrano. Ele lembra que, após receber a habilitação do órgão, o servidor tem 72 horas úteis para ir à Caixa Econômica receber a carta de crédito, mas tem cem dias para escolher o imóvel que deseja comprar.

O salão foi uma excelente oportunidade para servidores que desejam realizar o sonho da casa própria. Eles tiveram a chance de encontrar, em um só lugar, todas as instituições envolvidas no processo da aquisição do imóvel próprio. Além disso, também puderam apreciar as ofertas do mercado, escolhendo a que mais se adapta ao seu objetivo e condições de financiamento.

"O Programa Habitacional do Servidor Público duplica a capacidade de compra do servidor e possibilita que ele adquira um imóvel de maior valor, pois durante os 15 primeiros anos, o estado empresta 50%do valor das parcelas e, quando o valor é quitado com a CEF,  começa a cobrar do servidor, sem juros, atualizado pelo reajuste salarial", explica.

Para participar do Programa Habitacional, é necessário ser servidor público estadual estatutário do Poder Executivo com, no mínimo, dois anos de serviço, estar em atividade, não possuir imóvel residencial próprio, independente de estar quitado ou financiado, e ter renda máxima de 10 sálarios minimos.

Só tenho a corrigir o penúltimo parágrafo, substituindo subsidia 50% por empresta até 50% e só então começa a cobrar, por após quitação com a Caixa começa a cobrar.