Aposentados e pensionistas têm atendimento de qualidade no SAC Servidor
Ultima Atualização: 26/11/2014 às 14:04:41
Aposentados e pensionistas têm atendimento de qualidade no SAC Servidor

Desde o início de novembro, os aposentados e pensionistas do Estado- um público estimado em 110 mil pessoas- contam com mais qualidade no atendimento de suas demandas. Com a mudança do Ceprev-Centro de Atendimento Previdenciário do Brotascenter para o SAC Servidor, os usuários passaram a ter mais conforto e celeridade nos serviços. De acordo com dados da Suprev- Superintendência de Previdência, vinculada à Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), mais de 1.100 atendimentos presenciais já foram realizados. No total, o SAC Servidor, em seu primeiro ano de funcionamento, já realizou mais de 21 mil atendimentos.

Entre as 49 unidades do Ceprev em todo o estado, a do Brotascenter, em Salvador, era a mais conhecida e procurada pelos beneficiários, porém já não oferecia estrutura suficiente para atendimento adequado aos usuários. No SAC Servidor, eles contam com mais guichês, amplo espaço e com o Sistema Atende, que confere agilidade nos serviços.

José Roberio, servidor inativo da Sesab, em sua primeira visita à unidade, se surpreendeu com a rapidez no atendimento. “Vim fazer o cadastro da senha para acessar o contracheque online, não houve espera, rapidamente fui chamado”, comentou o servidor.

A pensionista Maria das Graças Souza também se disse satisfeita com a mudança. “Para mim, que moro em Itapuã, foi uma ‘mão na roda’, porque pego somente um ônibus e em pouco tempo já estou aqui”, disse ela, que foi ao Ceprev para tirar dúvidas sobre alguns benefícios.

Na unidade é possível realizar serviços de recadastramento, solicitação de Certidão de Tempo de Contribuição, Isenção do Imposto de Renda, Simulação de Aposentadoriai, Seguro Habitacional e Inclusão de Filho Maior Inválido para fins de pensão, entre outros.

SAC Servidor

Oferecer agilidade e conforto aos servidores estaduais é o objetivo principal do SAC Servidor, inaugurado há cerca de um ano na Av. Otávio Mangabeira, no Multishop, Boca do Rio. Cerca de 80 servidores são atendidos diariamente no local. Sob gerência da Secretaria de Administração (Saeb), o posto exclusivo para o atendimento dos servidores estaduais é sinônimo de conforto e agilidade.

O posto oferece 85 serviços, como solicitação de aposentadoria, recadastramento no Planserv, tratamento de doenças, cursos de capacitação, Clube de Desconto, Valorização e Desenvolvimento do Servidor, etc.

Tratamento de diabetes e obesidade

Outro serviço bastante procurado pelos beneficiários do Planserv no SAC Servidor é o Centro de Diabetes e Obesidade (CDO): só no mês de outubro, 374 servidores receberam assistência. A unidade oferece atendimento multiprofissional aos portadores de diabetes, obesidade e tratamento pós-cirurgia bariátrica (redução de estômago). O programa inclui ações de educação em saúde e prevenção de complicações desses agravos.

Pode aderir ao programa qualquer beneficiário do Planserv que seja portador de diabetes, obesidade- grau dois - e acima de 20 anos de idade. Para agendar o atendimento, o beneficiário deve entrar em contato por meio do número 0800 56 6066. O CDO funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Na primeira consulta, o servidor passa por uma triagem com enfermeira, assistente social e médico clínico, este último encaminha o servidor para o endocrinologista, nutricionista - especialista em diabetes ou obesidade –, preparador físico e, se houver necessidade, o paciente é encaminhado ao psicólogo.

Erivânia Souza é a assistente social do CDO, profissional que acompanha, analisa e propõe ações para promover o bem-estar físico, psicológico e social do paciente. Ela é responsável por realizar a caracterização socioeconômica e familiar do paciente, onde são buscadas questões que venham a interferir na vida social. “Nós temos uma ficha de evolução, pela qual vamos acompanhando cada passo do paciente” explica.

Lucia Gomes Almeida, servidora da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), faz tratamento para obesidade no CDO há três meses. Já passou pela maioria dos profissionais e elogia o serviço. “Os médicos são muito atenciosos e não há espera, pelo fato dos atendimentos serem agendados. Estou gostando muito”, comenta a servidora.

 

 

7119 leituras