Hemoba amplia ações na Semana do Doador Voluntário de Sangue
Ultima Atualização: 30/11/2015 às 11:03:31
Hemoba amplia ações na Semana do Doador Voluntário de Sangue

Um doador de sangue pode salvar até quatro vidas. Para ampliar o número de doações, duas unidades móveis da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) estão atendendo, até esta sexta-feira (27), no Salvador Shopping. No local, os doadores também podem conhecer um pouco mais sobre a importância de se doar sangue, por meio de uma exposição fotográfica e em um espaço de convivência montado especialmente para eles. A ação faz parte da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. 

Até sábado (28), todas as 26 unidades da Fundação distribuídas pelo estado terão programações especiais. No Hemocentro Coordenador, próximo ao Hospital Geral do Estado (HGE), uma apresentação da Orquestra Neojiba surpreendeu quem estava presente nesta quarta (25), Dia Nacional do Doador Voluntário. O esforço para atrair mais doadores tem um motivo, a proximidade do verão. Nesta temporada, a Bahia se prepara para receber quase cinco milhões de turistas, segundo dados da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), número que incorpora a demanda já existente na Bahia.

Segundo o diretor-geral da Hemoba, Marinho Marques, as apresentações visam agradecer ao doador que pratica o ato de solidariedade. “E o período da campanha, fim novembro e começo de dezembro, é estratégica por ser uma época em que se intensifica a recepção de turistas do mundo inteiro, e a população baiana também precisa de sangue. Há muitos eventos de final de ano, grandes festas, férias escolares, podendo haver aumento da necessidade de sangue em estoque, por causa de acidentes [e] doenças que aparecem no verão". Neste período, como alerta, diminui o número de doadores. 

Algumas unidades vão abrir com horários especiais no sábado (28). O Hemocentro Coordenador, das 8 às 18h, Eunápolis e Teixeira de Freitas (extremo sul do estado, das 8 às 17h e das 7h30 às 17h, respectivamente, e Brumado (centro sul), das 7 às 12h.  Para ser doador é necessário apresentar documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas), não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes e estar alimentado (evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação). 

Solidariedade

A bombeira civil Viviane Carvalho aproveitou para doar sangue pela primeira vez no Hemocentro Coordenador. Ela participou da entrevista feita aos candidatos, fez um exame de hemoglobina para saber se estava apta a ser doadora e seguiu para a coleta, que dura de quatro a 14 minutos. “Meu irmão doou, me disse que não sente dor, que ajuda a salvar-vidas e que tem muita gente na fila de espera. Então fiz a doação. Eu ganhei meu dia, quando a gente salva uma vida, a gente ganha, não perde”. O porteiro José Luis Santana fez a doação no Hemóvel, no Salvador Shopping. “Eu vi a reportagem na televisão e estava na Pituba. Resolvi fazer a doação. É importante porque ajuda o próximo”.

Fonte: Ascom/Hemoba

 

1006 leituras