Começa recadastramento dos aposentados da Educação
Ultima Atualização: 01/06/2011 às 15:47:42
Começa recadastramento dos aposentados da Educação

Começa nesta quarta-feira (1º) o recadastramento dos 46 mil servidores aposentados da Secretaria da Educação (SEC). A convocação seguirá um esquema especial de escalonamento, dividido entre capital e interior, além da divisão por nomes, no caso da Região Metropolitana.

Os 345 inativos que residem fora do estado podem se recadastrar de 1º de junho a 30 de setembro mediante envio de documentação. Mais informações, como o endereço da Previdência Estadual em Salvador e a lista de documentos exigidos, estão disponíveis no final deste arquivo.

Também foi prorrogado para o dia 15 de junho o prazo para recadastramento previdenciário de servidores inativos da Secretaria da Saúde (Sesab), convocados no terceiro lote. O prazo original se encerrou terça-feira (31). Dos 6 mil convocados, 20% ainda não atenderam à convocação para o recadastramento e, caso não regularizem a situação junto à Previdência Estadual, terão o benefício suspenso já na folha do mês de junho.

Para os 21.274 inativos da SEC (45,9% do total) que residem na capital e na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o recadastramento segue o escalonamento por ordem alfabética. Até 30 de junho devem comparecer aos postos do Ceprev os inativos, com nomes de iniciais com letras de “A” a “D” (4.900). Em julho, o recadastramento segue com as letras de “E” a “L” (5.874). Em agosto serão recadastrados apenas os aposentados com iniciais de letra “M” (5.200). O restante, de “N” a “Z” (5.300), será recadastrado em setembro.

De julho a outubro será feito o recadastramento dos 24.421 inativos do interior (53%). Em julho, serão recadastrados os aposentados da Região 1 (2.210), que compreende 57 municípios próximos às Diretorias Regionais de Educação (Direc’s) de Barreiras, Irecê, Bom Jesus da Lapa e Ibotirama. A região 2 (4.577 inativos) abrange 95 municípios do entorno das Direc’s de Cruz das Almas e Teixeira de Freitas será recadastrada em agosto. Feira de Santana e Juazeiro são os pólos que reúnem os inativos de 139 municípios (10.737, ao todo) e terão recadastramento em setembro. Por fim, a Região 4, capitaneada por Vitória da Conquista, com 109 municípios (6.897 inativos), terá os dados atualizados no mês de outubro.
   
O recadastramento da Previdência Estadual atinge, ao todo, mais de 73 mil servidores e ocorrerá até o mês de dezembro. Os que não atenderem à convocação podem ter os benefícios suspensos, conforme estabelece a Lei Estadual nº 11.357 de janeiro de 2009. A ação de recadastramento visa, além de atualizar os dados dos inativos, coibir fraudes e pagamentos irregulares. Desde 2007, o Estado já suspendeu 1.608 benefícios pagos de forma irregular.

Abaixo estão disponíveis o cronograma completo de convocação, os  endereços e telefones das 37 unidades descentralizadas, na capital e interior, além do e os formulários necessários para constituir procurador legal, bem como o atestado de vida, exigido dos servidores que enviarem documentação por via postal.

Cronograma de recadastramento dos aposentados 2011. 
Unidades Ceprev
Modelo de procuração
Atestado de vida

Fonte: Ascom/Saeb

9087 leituras