Prepare-se em Juazeiro tira dúvidas sobre aposentadoria
Ultima Atualização: 04/05/2011 às 17:13:04
Prepare-se em Juazeiro tira dúvidas sobre aposentadoria
O agrônomo Reginaldo José de Souza, 64 anos, pensa  em se aposentar.Com licenciatura e pós- graduado em Biologia,é  professor da Escola Agrotécnica, nas disciplinas Mecanização Agrícola, e Construções Rurais. Ele quer  se aposentar para  diminuir sua carga horária, já que trabalha três turnos como professor. Mas tem dúvidas: como faz para averbar seu tempo de serviço no INSS e levar para o Estado?. Já Marilena Vieira, que tem idade suficiente, mas não sabia que podia aproveitar seu de licença prêmio para completara carência e se aposentar.
Reginaldo e Marilena aproveitaram  para tirar estas e outras dúvidas sobre aposentadoria, na sétima edição do Prepare-se, que prossegue até esta quinta-feira, no auditório da Uneb, em Juazeiro.  As dúvidas dos aposentados são as mais variadas, de cunho prático, ou de aspecto mais exitencial : vai haver redução de salário em quanto? Posso aproveitar as licenças prêmio não gozadas , vou sentir solidão.
Segundo dia
Hoje, no segundo dia do evento, a descontração foi a tônica dos pre-aposentados, começando a manhã com uma aula de exercícios físicos, ministrada pelos  professores de Educação Física, Mazinho Silva e Alfredo Gonçalves,da Secretaria Municipal de Educação.
Em seguida, a psicóloga Lúcia França falou  sobre suas experiências de mais de 20 anos com público idoso, sobre a melhor maneira de viver a aposentadoria, descobrir o que gostaria de fazer. “ Ficar parado você só suporta nos primeiros dias e é ocasião para se pensar,avaliar, meditar para abraçar algumacoisa com segurança, especialmente quem deseja começar um novo empreendimento”, aconselhou.
Participaram da abertura o vice-reitor da Uneb Marcelo Ávila e a  superintendente do Funprev Daniela Sousa Lima e e os professores da Uneb Aurilene Lima e Ruy Rocha.