Estado já conta com 1014 instrutores internos
Ultima Atualização: 30/11/2011 às 12:39:00
Estado já conta com 1014 instrutores internos

Iniciado em 2007, o programa de instrutoria interna na administração publica estadual atinge a marca de 1014 instrutores certificados.  O programa  capacita profissionais do Estado para compartilhar seus conhecimentos com outros servidores. Esta prática viabiliza a oferta continuada de programas de desenvolvimento de competências no serviço público, a valorização de servidores estaduais e uma economia para os cofres públicos da ordem de 90% do valor cobrado pelas instituições privadas, sem perda de qualidade das ações.

Os instrutores estão habilitados pedagogicamente e cadastrados na rede de instrutores internos, podendo ser remunerados nos cursos que ministrem para outros servidores. A instrutoria representa um reconhecimento pela experiência adquirida ao longo da carreira por parte do servidor. E é uma via de mão dupla, já que o servidor é remunerado pelas aulas ministradas em processos de capacitação interna.

Além da economia e da oferta regular de processos de desenvolvimento de competências, a instrutoria interna possibilita o aprendizado do próprio instrutor. Ao ensinar, o servidor  aprimora seus conhecimentos, garantindo assim uma mão de obra cada vez mais qualificada.

Ampliação e interiorização

Para ampliar a oferta de vagas, serão capacitados em dezembro mais 25 servidores do quadro de instrutores para ministrar o Curso Básico de Formação. “Além de aumentar a capacidade de ampliação dos cursos, houve o cuidado de buscar servidores de outras secretarias para possibilitar a diversificação dos cursos oferecidos” explica Eliana Rebouças da Coordenação de Educação Coorporativa e Aprendizagem Organizacional.

“Com o quadro de servidores certificados cresce também a oferta de novos cursos pela UCS SAEB a cada ano. Novos cursos como o Atendimento ao Público, Redação Oficial, Gestão de Conflitos entre outros estão sendo oferecidos a todos os servidores públicos e ministrados por nossos instrutores”, diz Eliana.

Para aumentar o raio de ação do programa,  a UCS/SAEB está negociando a implantação de um  projeto piloto de interiorização das ações de capacitação. Aa primeira turma do Curso Básico na UESC, formando um total de 35 servidores na região de Ilhéus. “É o início de novas parcerias, que serão estendidas para outras cidades do interior que tenham estruturas educacionais para atender ao projeto”.

3834 leituras