IV Semana Pedagógica de Instrutoria Interna supera expectativa de servidores
Ultima Atualização: 29/05/2013 às 16:37:23
IV Semana Pedagógica de Instrutoria Interna supera expectativa de servidores

O retorno dos participantes da IV Semana Pedagógica de Instrutoria Interna não podia ter sido melhor. Analisando os depoimentos coletados entre os participantes, a coordenação do evento confirma a satisfação e o reconhecimento da qualidade das atividades e da importância deste momento para o aperfeiçoamento da instrutoria interna no Estado. “Foi um momento rico de troca de conhecimentos e compartilhamento de práticas, assim como de reflexão sobre aspectos e temas importantes para a atuação do instrutor”, avalia Teca Ramos, coordenadora da área de Aprendizagem Organizacional da Universidade do Serviço Público (UCS-Saeb).

Os quase 250 participantes desta edição, realizada de 20 a 24 de maio, na Flem – Fundação Luis Eduardo Magalhães, participaram de conferências, oficinas, mini-cursos, painéis organizados em torno do tema “Comunicação no Processo Pedagógico”. A conferência de abertura foi proferida pelo professor da UFBA, Sérgio Farias, que abordou a “Dialogicidade como essência da comunicação”. Farias apresentou elementos importantes para uma educação mais dialógica, a exemplo da valorização do repertório cultural do educando.

Já na Conversa Afinada e na oficina Papéis Grupais e o Processo de  Comunicação, mediadas por Tânia Soledade (DDE), foram  ricas as reflexões e discussões sobre o diálogo e a palavra como ação dos homens. Teca Ramos (DDE), na disputada oficina “Pergunta geradora, Tem alguém aí?”, provocou o grupo com formas de perguntas diferentes e situações de ensino-aprendizagem, levando os participantes a raciocínios e reflexões profundas. E o Painel de Boas Práticas, coordenado por Lita Passos (DDE), apresentou excelentes trabalhos das unidades da Embasa, Sesab, SSP, Sefaz, Saeb, SEC e Setre.

Buscando o aprimoramento do uso de algumas ferramentas tecnológicas, as oficinas de Powerpoint e Figuras, Imagens e Fotografias, coordenadas respectivamente por Gabriela Carvalho (Embasa) e Lorena Moreira, confirmaram a importância do uso adequado dessas técnicas na ação pedagógica. Já a sessão de Instrutoria em Cena, coordenada por  Maiana Neri (DDE), provocou discussões sobre a importância do mediador entender as diferentes formas do uso de filmes nas suas práticas pedagógicas.


 

Promovida pela Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS-Saeb), a IV Semana Pedagógica comemorou o aniversário do decreto estadual 11.073, de 27/5/08, que regulamenta a instrutoria interna no Executivo Estadual e contou com integrantes da Rede de Instrutores Internos do Estado da Bahia, que totaliza cerca de 1,5 mil servidores estaduais. Atualmente, a rede responde por 80% dos cursos promovidos pela UCS-Saeb. Para Teca Ramos, o evento deste ano cresceu consideravelmente, tendo em vista o baixo índice de evasão e o número de inscritos nas diversas atividades. 

2567 leituras