Frota de ônibus para integração do metrô e CAB começa a circular nesta terça-feira (22)
Ultima Atualização: 21/08/2017 às 18:28:54
Frota de ônibus para integração do metrô e CAB começa a circular nesta terça-feira (22)

Começa a circular já nesta terça-feira (22) a frota de ônibus contratada pelo Governo do Estado para realizar a integração entre o metrô e o Centro Administrativo da Bahia (CAB). O serviço de transporte coletivo gratuito conta com quatro veículos que irão transitar de segunda a sexta-feira, de forma ininterrupta, pelas ruas e avenidas do CAB, conduzindo servidores e cidadãos que acessam o Centro Administrativo pela Estação CAB e Estação Pituaçu. Os coletivos poderão ser utilizados por qualquer pessoa.

De acordo com a Superintendência de Patrimônio da Secretaria da Administração (Supat/Saeb), o serviço será prestado das 6h às 19h, percorrendo os 26 pontos de transporte público já existentes no CAB e que atendem às secretárias estaduais e prédios públicos situados na localidade. A previsão é que os novos ônibus passem a cada cinco minutos nas paradas - a volta completa no CAB contabiliza 25 minutos.

O serviço irá contar com dois roteiros diferentes, atendendo servidores e cidadãos que utilizam as estações de metrô mais próximas do Centro Administrativo. O primeiro roteiro tem saída no Colégio Estadual Bolivar Santana, ao lado da Estação CAB, em direção à sede da Embasa, próxima da Estação Pituaçu. O segundo roteiro segue o caminho contrário, da Estação Pituaçu em direção à Estação CAB.

Os coletivos têm capacidade para 42 passageiros sentados, além de serem equipados com ar-condicionado, assentos preferenciais para idosos e elevador de acessibilidade para pessoas com deficiência. Os usuários também terão acesso à internet wi-fi, disponível para conexão pela rede GovBa, aberta aos servidores e cidadãos que utilizarem os ônibus para a integração.

Qualidade do serviço

É importante destacar que toda a frota irá contar com rádio comunicador, câmeras de vigilância, sistemas de monitoramento interno e telemetria, que disponibilizam o acompanhamento em tempo real durante a prestação do serviço. Os sistemas vão permitir acompanhar as imagens de dentro dos veículos, assim como fiscalizar a execução do percurso (tempo de paradas, velocidade, tempo de ciclo), transmitidos em televisão instalada nos coletivos.

Uma capacitação realizada na tarde desta segunda-feira (21), conduzida por Alam Farias de Barros, da assessoria da Supat, orientou os oito motoristas que irão atuar no serviço. Eles foram instruídos sobre as rotas, as regras de boas práticas no trabalho e sobre os sistemas de monitoramento interno e telemetria.

Os ônibus poderão ser facilmente identificados pelos usuários pela logomarca do Governo do Estado e pela padronização nas cores azul, vermelho e branco. Também serão identificados pelo roteiro destacado na parte frontal, na traseira e na lateral (Circular Metrô/CAB). A coordenação e fiscalização do serviço serão feitas pela Coordenação do Centro Administrativo da Bahia (CCAB), órgão ligado à Saeb.

 

 

1640 leituras