Primeira fase dos treinamentos do RH Bahia vai atingir 281 pessoas
Ultima Atualização: 28/09/2016 às 10:42:31
Primeira fase dos treinamentos do RH Bahia vai atingir 281 pessoas

Projeto pioneiro de implantação do software HCM/SAP pelo governo baiano, o RH Bahia está prestes a começar a virar realidade para nossas equipes. De 10 de outubro a 17 de dezembro, 281 profissionais das nove empresas públicas e sociedades de economia mista contempladas na primeira onda de implantação do projeto vão passar por uma bateria de 850 horas de treinamento na unidade Fazenda da Universidade Corporativa do Serviço Público do Estado da Bahia (UCS-Sefaz). O objetivo é prepará-los para operar o novo sistema, que irá automatizar mais de 90% dos processos de Recursos Humanos do Estado.

Uma das etapas mais importantes da implantação do HCM/SAP, o treinamento representa também a primeira oportunidade das equipes entrarem em contato, na pratica, com o novo sistema. No total, estão sendo oferecidos 29 cursos com cargas horárias que variam de quatro a 40 horas. “As atividades envolvem desde treinamentos de navegação básica até capacitações mais específicas, para a execução dos mais diversos procedimentos internos da área de RH”, explica a consultora de treinamento Camila Fioravante, da Resource, empresa contratada para prestar consultoria na implantação do SAP e que também é responsável pela execução dos treinamentos.

O público alvo envolve técnicos e coordenadores de RH, profissionais de TI, gestores e a alta gestão das empresas públicas e sociedades de economia mista. Grande parte dos profissionais vai participar de mais de uma modalidade de curso, num total de 1503 vagas distribuídas em 59 turmas. Além disso, já está sendo planejada uma segunda etapa de treinamentos, para o mês de janeiro. “A prioridade agora é garantir que a transição ocorra da maneira mais tranqüila possível, contemplando profissionais e cursos chave para a entrada em operação”, esclarece a analista técnica Izabel Araújo, que integra a equipe do RH Bahia e é responsável pelos treinamentos.

Diretrizes pedagógicas

Para promover o alinhamento das ações de treinamento com as diretrizes pedagógicas da Universidade Corporativa do Serviço Público, os 15 instrutores da empresa contratada Resource passaram por um processo de formação ao longo dos meses de agosto e setembro. “Procuramos orientá-los, entre outras coisas, a adotar uma comunicação dialógica, que abra espaço para a interação com o aluno e mantenha o foco no aprendizado”, relata Izabel Araújo, esclarecendo que o os instrutores continuarão tendo seu trabalho acompanhado durante os treinamentos.

Com previsão de entrada em operação em janeiro de 2017, a primeira onda de implantação do RH Bahia contempla Bahiapesca, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Empresa Gráfica da Bahia (EGBA) e Empresa Baiana de Alimentos (EBAL). 

1626 leituras