Começam nesta terça as trocas para o Brechó Eco Solidário
Ultima Atualização: 30/09/2011 às 16:08:53
Começam nesta terça as trocas para o Brechó Eco Solidário

O Brechó Eco Solidário é organizado anualmente pela REDE de profissionais solidários pela Cidadania desde 2006 em Salvador, num grande mercado de trocas realizadas por meio da moeda social grão. Cada grão vale um objeto em bom estado de conservação, que pode ser trocado no dia 29 de outubro, das 10 às 17 horas, no Parque da Cidade.

Na programação do Brechó estão previstas também atividades que têm como objetivo conscientizar sobre os efeitos do consumo para as mudanças climáticas atuais e incentivar os participantes a pensarem em outras formas de consumir, mais saudáveis, com menos desperdício e com prioridade para produtos das cooperativas de economia solidária.

A feira acontece em conjunto com um mercado de produtos oriundos de cooperativas e diversas atividades de caráter cultural (apresentações de música e dança), de formação (atividades de educação ambiental) e de saúde integral (aulas de ioga, biodança, qiqong, massagens, reiki etc).

Os servidores podem trocar os bens por um grão a partir desta terça (26), em postos de troca na Setre, na Saeb e na Coordenação de Valorização do Servidor (CVS), no prédio da Sucab.

Outros postos de troca podem ser abertos em outras secretarias ou órgãos do Governo do Estado. Os interessados devem entrar em contato com  Ana Maltez, Marina Costa ou  Claudia Cidreira, pelos telefones 3115-3262. As trocas de objetos pela moeda grão podem ser feitas nos postos de troca até o dia 25 de outubro, ou no próprio dia de realização da feira.

A REDE é uma ONG que funciona desde 1999, com experiência na mobilização cidadã. Atua junto a comunidades em processos de organização na busca da melhoria das condições de vida e da cidadania plena. Seus membros, profissionais voluntários de diversas áreas, atuam mobilizando seu saber, seu tempo e suas relações profissionais, familiares e de amizade, com intuito de fortalecer a iniciativa popular, particularmente nos campos da economia solidária e dos desafios ambientais.

As universidades foram pioneiras na realização do Brechó, mas a cada dia crescem as parcerias com diversas outras instituições, do setor público, empresas e ONGs.

A expectativa deste ano é reunir cerca de 300 voluntários, de diversas instituições, sobretudo professores e estudantes das universidades parceiras além de empreendedores da Economia Solidária, artistas e terapeutas holísticos e pessoas engajadas em "praticas do futuro emergente". Em 2010, o Brechó reuniu ao todo 10 mil itens para troca.

Postos de troca

Saeb: Sala da Diretoria Administrativa – falar com Anne ou Lucidalva (3115-3148).
Coordenação de Valorização do Servidor: Prédio da Sucab, 3º Andar – falar com Émilie (3115-9594).
DDE: Prédio da Fundação Luís Eduardo Magalhães – falar com Lucinéa (3115-5107).
Setre: Sala da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas – falar com Ana Maltez, Marina Costa ou Claudia Cidreira (3115-3262.


Com informações o site da REDE de profissionais solidários pela Cidadania. 

 

6627 leituras