O Programa de Preparação do Servidor para a Aposentadoria – Prepare-se – foi lançado pelo Governo do Estado com o intuito de esclarecer os servidores estaduais que estão prestes a se aposentar sobre os seus direitos e deveres em relação à previdência e incentivar o trabalho social e voluntário, além de uma vida saudável e sem sedentarismo.

O Prepare-se teve a aprovação do Ministério da Previdência Social. O programa sustenta-se na filosofia de que a aposentadoria é um momento importante na vida do trabalhador, e há pouquíssimas ações direcionadas a esse momento. De acordo com o IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros é estimada em 72 anos.

A iniciativa do Prepare-se está em conformidade com as disposições contidas no Estatuto do Idoso, que atribui ao Poder Público o dever de criar e estimular programas de preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, esclarecendo-os sobre os direitos sociais e de cidadania.

O programa também disponibiliza aos servidores em vias de aposentadoria serviços médicos e odontológicos; exames de menor complexidade; distribuição de material de divulgação; exposição de empresas parceiras; exposição de artesanato; e massoterapia.

Foram firmadas parcerias com Planserv, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Conselho Previdenciário do Estado, Ministério Público (MP/BA), Polícia Civil (por meio da Delegacia do Idoso) e Polícia Militar (por meio do Núcleo de Interatividade do Veterano), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Universidade do Estado da Bahia - Uneb (por meio da Universidade Aberta da Terceira Idade), Sudesb e Sebrae.

Também são ofertados serviços médicos e odontológicos; exames de menor complexidade; exposição de empresas parceiras.